Campo Bom publica decreto que autoriza reabertura de parques e áreas de lazer

Foto: PMCB

Campo Bom – Depois de permanecerem restritos desde maio, devido às medidas de distanciamento social impostas devido à pandemia do coronavírus, os principais parques e áreas de lazer de Campo Bom reabrem a partir da tarde deste sábado (5). Por meio da publicação do Decreto Municipal nº 6.912, estão liberados para visitação e permanência o Parque Arno Kunz (Parcão), Parque Décio Lauer, Largo Irmãos Vetter, Pista de Atletismo e Complexo do CEI. Esse é o primeiro estágio da liberação das práticas esportivas em espaços públicos, que ocorrerá de forma gradual, em três estágios.

 

A diminuição das restrições, de acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo da Silva, se deve à redução da curva de contaminação por coronavírus em Campo Bom. “Precisamos sentir os reflexos dessa liberação. É um processo um pouco demorado, a população precisa ter esse entendimento, porque não podemos perder o controle da situação e correr o risco de ter que fechar os espaços de novo. Contamos com a conscientização de todos para que usem máscara e evitem aglomerações”, afirma o secretário, explicando que, por enquanto, locais como pracinhas e clubes esportivos permanecem fechados e a prática de esportes coletivos continua vedada.

 

Protocolos de saúde seguem obrigatórios

Segundo o decreto, para frequentar as áreas de lazer é necessário cumprir todas as normas de prevenção ao coronavírus, ou seja, utilizar máscara (uso obrigatório), sendo que cada grupo familiar poderá reunir no máximo cinco pessoas que mantenham convívio diário. Os grupos familiares devem manter pelo menos 5 metros de distância de outras pessoas e não será permitida a permanência em locais destinados à circulação de pessoas. É necessário portar álcool gel 70% para higienização constante das mãos e água e chimarrão deverão ser consumidos em recipientes de uso individual. Fica proibida a utilização de brinquedos, academias ao ar livre e quadras poliesportivas. A comunidade poderá fazer exercício na ciclovia desde que utilize máscara e mantenha a distância de no mínimo três metros de outros frequentadores.