Campo Bom prepara a compra de kits educacionais para alunos dos anos finais

Está marcado para a próxima segunda-feira, 22, a realização do pregão presencial previsto pela Prefeitura de Campo Bom que prevê a aquisição de kits educacionais que serão utilizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Chamados de Kit Estrutural KTR10 e Kit Eletrônico KTR13, os itens são compostos de peças estruturais e peças eletrônicas. Conforme o edital publicado, a função do kit estrutural é a possibilidade de realização de atividades de criação e prototipagem com resolução de problemas, desafios, dinâmicas e projetos e a função do kit eletrônico é a realização de atividades progressivas em relação ao kit estrutural acrescentando robótica, domótica, automação e outras áreas que envolvam programação, desafios, dinâmicas e projetos.

Segundo a Secretaria de Educação e Cultura, os materiais serão utilizados no componente curricular Educação em Tecnologias, ministrada nas turmas de 8º e 9º anos das escolas fundamentais, contribuindo para o desenvolvimento e a prática dos conteúdos e habilidades previstos na matriz curricular do componente.

Como o pregão para a aquisição dos kits ainda será realizado e precisa obedecer todos os prazos previstos na legislação, a entrega dos kits para as escolas que utilizarão os equipamentos ainda não tem data para acontecer e o início das atividades com os kits também depende da retomada do ensino, paralisado em virtude da pandemia.

A titular da Secretaria de Educação e Cultura, Simone Schneider, projeta novas opções de capacitação dos alunos a partir da utilização pelas escolas dos kits educacionais. “Este material será fundamental para o desenvolvimento da disciplina de Educação em Tecnologias, nos nonos anos, aprofundando conhecimento em programação e lógica, preparando o aluno para o futuro, inclusive para o mercado de trabalho”, detalha Simone.

Cidade polo em tecnologia

Além do fornecimento dos kits para as escolas, a empresa que vencer o certame licitatório também será responsável pela capacitação dos professores das disciplinas de Educação em Tecnologias que utilizarão os materiais em suas atividades.

Após a entrega dos kits, está prevista ainda para 2021, o início deste treinamento. A capacitação dos professores para a melhor utilização dos materiais vem de encontro com a proposta implementada pela administração do prefeito Luciano Orsi, em prospectar o ensino através da tecnologia. “Trabalhamos muito forte nesta questão de tecnologia, inclusive criamos um fundo para que venhamos a ser uma cidade polo nesta área aqui para o estado. Então, é muito importante trabalhar essa formação do indivíduo vocacionada para a área tecnológica e, para isso, precisamos dar instrumentos como esses kits que estamos adquirindo”, ressalta o prefeito.

O prefeito também destaca que os investimentos na área da educação buscam atender uma demanda do mercado. “Nas ações e investimentos que projetamos para os alunos dos anos finais, buscamos provocá-los no sentido de pensarem no futuro, na carreira que pretendem seguir. A ideia é que possamos cada vez mais fortalecer essa formação de profissionais com mão de obra qualificada, que é um pedido do setor empresarial. Se queremos ser referência na área de tecnologia, precisamos ter ferramentas e proporcionar condições para que possamos alcançar esse objetivo”, contextualiza Orsi.