Campo Bom premia jovens empreendedores

Campo Bom – Iniciativa, criatividade e determinação. Esses foram alguns dos diferenciais que estiveram presentes na quinta-feira, 7, quando os estudantes das turmas de 8º e 9º ano foram premiados. Eles participaram do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Os alunos tiveram a oportunidade de expor seus produtos durante a Feira Jovem Empreendedor, que aconteceu no Ginásio do CEI.

A ação, promovida pela Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), em parceria com o Sebrae, estimulou alunos do Ensino Fundamental a desenvolverem características empreendedoras através de atividades práticas, em sala de aula e fora, que simularam a gestão de um negócio, desde a confecção dos produtos até a comercialização deles.

Durante o curso, os alunos do 8º ano desenvolveram a metodologia e criaram um projeto dentro do tema Empreendedorismo Social. Já os alunos do 9º ano desenvolveram uma metodologia dentro do tema “Novas Ideias, Grandes Negócios”. Eles tiveram que criar ou melhorar um produto ou serviço, apresentado e/ou comercializado durante a feira. Os estudantes foram então examinados por avaliadores, que contemplaram ideias empreendedoras e de sustentabilidade.

Como funcionou

No processo de avaliação dos projetos, a Smec contou com a parceria de diversas Instituições, como Centros Educacionais e Escolas Estaduais de Ensino Médio. Foram certificados todos os alunos que participaram do JEPP, projeto que desenvolveu além do espírito empreendedor, características como a criatividade, a colaboração, a inovação, a aprendizagem, a sustentabilidade, a investigação e a interdisciplinaridade.

Os estudantes de 9º ano, até o 6º lugar, foram premiados com uma vaga para o programa Jovem Aprendiz do Senai, em 2018. Já o 1º lugar do 8º ano ganhou um Curso de Informática, um Curso de Design Gráfico foi o prêmio do segundo colocado, e o 3º lugar ganhou um Curso de Técnico de Informática.