Campo Bom inicia a vacinação dos idosos de 69 anos nesta sexta-feira (26)

Por assessoria de imprensa da Prefeitura. Fotografia: Maurício Chaves

A agilidade no processo de vacinação contra a Covid-19, em Campo Bom, permitiu a Administração Municipal dar mais um passo para frear a circulação do vírus e proteger a comunidade. Nesta manhã (25), como houve menor demanda pelo grupo de 71 anos, já foi aberta a aplicação para o grupo de 70 anos ou mais, seguido dos idosos de 69 anos, que começam a ser vacinados amanhã (26). “Vimos nessa baixa da demanda a confirmação de que estamos trabalhando corretamente, com número alto de idosos já vacinados, o que nos permitiu dar esse importante avanço”, aponta o prefeito Luciano Orsi. A vacinação segue em formato drive-thru, no Complexo CEI, para quem puder ir de carro e, no ginásio do CEI, para quem não tiver essa disponibilidade. A retirada de fichas é das 9h às 14h, ou enquanto houver doses disponíveis.

“Os idosos de 70 anos em diante, que por algum motivo não conseguirem se vacinar hoje, terão prioridade na retirada de fichas até às 9h de amanhã, para que nenhum fique de fora”, explica o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock. Ele também ressalta que esta será a fase inicial da vacinação para o grupo de 69 anos, portanto, a aplicação se dará conforme a disponibilidade de doses e os que não receberem o imunizante entre hoje e amanhã, serão contemplados na próxima remessa.

Como funciona

– Idosos a partir de 69 anos: vacinação na sexta-feira, dia 26, das 9h às 14h ou enquanto houver vacinas; Idosos de 70 anos ou mais, tem prioridade na retirada de fichas, até às 9h.

– Idosos acamados: vacinação será realizada por agendamento, na casa do paciente.

Documentos obrigatórios

Os idosos deverão apresentar documento com foto, CPF ou cartão SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o idoso mora no endereço informado.

Quando NÃO devo me vacinar

– Se tiver tomado qualquer vacina até 15 dias antes;

– Se estiver fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);

– Se tiver positivado para Covid há menos de 30 dias;

– Se estiver com sintomas gripais.