Campo Bom inclui filé de tilápia moído no cardápio de merenda escolar

Campo Bom – Filé de tilápia moído entrará no cardápio da rede municipal de ensino nos próximos meses. A licitação, encerrada no dia 3/4, teve como vencedor a Rolante Pescados, que fornecerá 1.120 quilos do peixe moído.

Conforme a licitação, pelo lote do peixe já moído, embalado e transportado, a Prefeitura irá pagar R$29.120,00. De acordo com a nutricionista da Secretaria de Educação, responsável pelo cardápio, Adriana Luft, em anos anteriores, o peixe ofertado na Alimentação Escolar era a sardinha. “Em 2019 conseguimos incluir no cardápio a Tilápia, fornecida através da Agricultura Familiar”, destaca.

As escolas do ensino fundamental oferecem uma refeição por turno, enquanto que as escolas de turno integral e educação infantil oferecem quatro refeições ao dia: desjejum, almoço, lanche (fruta) e lanche II.

“O peixe está programado para ser ofertado no cardápio de junho e julho para todas as escolas de educação infantil e turno integral do município, melhorando a variedade e contribuindo para a introdução de novos alimentos no cardápio escolar”, explica a nutricionista.

 

 

 

 

 

 

Menos gordura e muitas vitaminas

O peixe será servido na forma de bolinho, assado no forno. Por se tratar de peixe moído, não há perigo de acidentes envolvendo os espinhos do peixe. Além disso, o consumo de pescado é uma orientação do Guia Alimentar para População Brasileira, que sugere o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. “Estes alimentos incluem variedades de grãos, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, carnes e também os peixes. Como as carnes vermelhas e o frango, os peixes são ricos em proteína de alta qualidade e em muitas vitaminas e minerais, porém com menor conteúdo de gorduras”, destaca Luft.

Agricultura familiar valorizada

Texto: Sabrina Strack

Foto: Arquivo pessoal