Campo Bom incentiva a cultura através dos eventos e do ensino nas escolas

Cultura Gaúcha é disciplina do currículo nas escolas de ensino integral, ação pioneira no RS Foto: PMCB

Campo Bom – O acesso à cultura também é direito da população e, para isso, a Prefeitura de Campo Bom investe em atividades direcionadas para o entretenimento da comunidade e também fomentando a rede econômica da cultura.

 

A Secretaria de Educação e Cultura mantém atividades nas escolas, buscando incentivar os alunos e também inserir uma bagagem cultural nas futuras gerações. Dentro do Programa Acolher existem as bandas marciais em nove escolas e também o projeto de dança gaúcha, presente nas 20 instituições de ensino fundamental do município. “Implantamos, através do departamento, a disciplina de Cultura Gaúcha, em todas as turmas de 3º a 5º ano das escolas de turno integral, o que é pioneiro no estado”, comenta a diretora geral de Cultura, Renata da Silva.
Outro braço importante desse sistema é a Escola de Arte-Educação que oferece cursos na área artística desde o nível inicial até o avançado. Como desenho, música, coral, orquestra, dança urbana, ballet, ginástica artística e teatro. O curso é anual para estudantes das três redes de ensino, e alguns são abertos à comunidade, como o teatro e o coral. “Na escola também está sediada a Orquestra Jovem de Campo Bom”, comenta Renata.
Um orgulho para a cultura de Campo Bom é o Cinema do CEI, que disponibiliza sessões com filmes recém lançados a preços populares. A atividade é um diferencial em toda a região e reabriu em junho.

Guia do Artista Local

Uma das próximas atividades programadas pelo Departamento de Cultura é o lançamento da versão digital do Guia do Artista Local. “Foi uma ação realizada no final de 2021 e que vai servir para quem organiza os eventos, para contratação, conhecer o cenário da cidade, e também serve para os próprios artistas, que ali terão informações sobre documentações e outros processos para contratações”, explica a diretora de Cultura.

Fique atento aos próximos eventos

Julho será movimentado em Campo Bom. Abrindo a programação cultural do mês, neste sábado (2) acontece o Arraial, que precisou ser adiado por causa do clima. O Departamento de Cultura prepara ainda atividades especiais como a Semana do Rock e a reabertura do Espaço Cultural Dr. Liberato, com a exposição do legado da Marlise Saueressig. Na segunda quinzena acontece a Semana Germânica, que será implantada a partir de um projeto de lei e trabalha a questão do pertencimento e de patrimônio cultural nas escolas. A próxima edição do tradicional Domingo no Parcão, no final do mês, também vai abordar aspectos da cultura alemã.

Cultura é lazer e fonte de renda

“Temos a cultura como um setor muito forte no Município; principalmente por acreditarmos que ela deve ser acessível para todos. Por isso, nos preocupamos em promover a cultura nos espaços públicos. É o caso de eventos como Domingo no Parcão, que ocorre todo último domingo do mês, aberto e gratuito, além de outros tradicionais. Poder retomar as sessões no cinema do Cei é mais um passo dentro desse objetivo”, afirma o prefeito Luciano Orsi (PDT).