Campo Bom implantará novo modelo de radar

Campo Bom – Com a finalidade de coibir a ação criminosa voltada ao roubo e furto de carros, a Prefeitura de Campo Bom decidiu aderir à uma tecnologia inovadora. A cidade passará a contar nas próximas semanas com um Radar Móvel Fotográfico Automático, equipado com OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico).
O radar inteligente móvel, como é conhecido, além de apontar a velocidade dos veículos, é capaz de reconhecer eletronicamente se o veículo é furtado, roubado, clonado, se há alguma pendência com a Justiça e também dados referentes à licença de circulação. O aparelho possui ainda a tecnologia infravermelha, possibilitando que funcione durante à noite.
Portanto, assim que é efetuada a leitura das placas dos veículos à distância, o radar móvel inteligente, que funciona em conexão 3G, verifica automaticamente a placa do veículo junto ao Detran-RS. Em caso de irregularidades, o agente emite um comunicado via rádio aos outros colegas, que informam a Brigada Militar ou interceptam imediatamente o veículo em questão.
Nesta semana, o aparelho está passando por aferição no Inmetro e, em breve, após ser configurado para a conexão do banco de dados do Detran-RS, já deve entrar em operação na cidade. O aparelho foi locado pela Administração Municipal.

RADAR:
*Levantamento realizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, evidencia que no primeiro semestre de 2013 foram registradas 854 ocorrências de furto e roubo de veículos em 14 cidades do Vale do Sinos. Entre elas está Campo Bom, com 86 casos. O crescimento de furtos de veículos na cidade assusta as autoridades: em janeiro, 14 casos; em fevereiro, 17 casos; em março, 23 casos, ou seja, 64% a mais que em janeiro.

*As estatísticas da SSP apontam ainda que em 2011, Campo Bom registrou 268 ocorrências de furto e de roubo de carro.

*Em 2012, o número cresceu em 21%, com 325 ocorrências. Por trás das estatísticas, no entanto, há um fator preocupante: o número de veículos roubados que passam diariamente pela cidade.

Para o prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, o equipamento visa dar mais tranquilidade à comunidade. “O radar será utilizado por toda a cidade, inclusive nos bairros. Certamente esta atitude inibirá a ação de criminosos”. De acordo com o comandante da Brigada Militar de Campo Bom, capitão Luis Veríssimo, a ferramenta será muito útil. “Campo Bom está inserida em uma área conturbada. Poderemos utilizar este radar nas operações Trânsito Seguro e em outras tantas ações”. Conforme o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Raul Frölich, o equipamento vai potencializar o trabalho do órgão. “Só em 2013 já abordamos mais de 1,6 mil veículos. Este radar é um aliado de quem cumpre a lei.”