Caminho das Cervejas Artesanais será a primeira rota do Vale Germânico

Região – Homologado em agosto pelo Ministério do Turismo e comemorado no início de novembro na região o Vale Germânico está muito próximo de implantar sua primeira rota: O Caminho das Cervejas Artesanais. Um primeiro encontro para tratar do tema reuniu mais de 20 cervejeiros semana passada e gerou ideias inovadoras como a criação do Passaporte Cervejeiro, ferramenta que incentivará tour pelos produtores da bebida mais típica da região germânica. Esse e outros assuntos foram tema da reunião de ontem, 12, quando prefeitos e gestores de turismo das nove cidades do Vale Germânico apresentaram para a imprensa o Plano Regional de Turismo, instrumento que norteará as ações de consolidação da região como indutora do turismo no RS.

O plano trabalhado pelas equipes de gestores das prefeitura já nasce com mais de 70 atrativos elencados e metas bem próximas, entre atrativos e eventos, sendo uma delas é lançar o Guia de Serviços como prioridade.
Segundo o presidente da Amvars Luciano Orsi, prefeitos de Campo Bom o objetivo do Plano Regional de Turismo é nortear as ações, estabelecendo metas, indicando as ações e as fórmulas que serão adotadas no processo de alavancagem do turismo regional. “Esse plano é importante na medida em que nos diz onde iremos chegar e de que forma. São ações concretas que deveremos implementar, pois nossa região tem potencial”, avalia.

Prefeito Orsi destaca as iniciativas

“A orientação do ministério do Turismo é priorizar investimentos em regiões organizadas regionalmente, o que é nosso caso. Nada nos impede, por exemplo, de usar os recursos que serão disponibilizados para implantar placas padronizadas de sinalização turística nas cidades, ou na construção de ruas cobertas em cada um dos municípios”, exemplifica Orsi.

Plano também identificou pontos fortes e fracos

Melhorar o que está bom e corrigir o que não está. Com esta proposta a equipe de trabalho do Plano Regional de Turismo focou para identificar na região potencialidades que podem ser impulsionadoras do turismo e também situações que podem interferir negativamente.

O levantamento que norteará as ações identificou como pontos fortes, por exemplo, a economia e os atrativos naturais e culturais da região. E pontuou, entre os pontos que precisam ser melhorados, a carência de serviços de atendimento ao turista e sinalização turística deficitária.

O Caminhos das Cervejas Artesanais deverá ser implantado até março e busca promover a riqueza de marcas e produtos da região, assim como o calendário de festividades relacionadas ao produto. Para maior atratividade e engajamento do trade busca-se desenvolver alguma dinâmica que criei experiências na área, tal como um passaporte cervejeiro, um circuito de kerbs, etc.

Foto: Eder Zucolotto/PMCB.