Campo Bom fará capacitação pedagógica para 1,5 mil profissionais da rede municipal

Por Departamento de Comunicação – Prefeitura de Campo Bom

 

Campo Bom – Diante da demanda relacionada à retomada do período letivo de forma remota, faz-se necessária a preparação das equipes escolares para otimização do processo de ensino e aprendizagem. Por isso, de 15 de julho a 10 de setembro, cerca de 1,5 mil professores e profissionais da rede municipal de Campo Bom terão 12 tardes de capacitações. As atividades propostas serão executadas em ambiente virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, e vem ao encontro da obrigatoriedade do município em oferecer formação pedagógica continuada, parte do plano de carreira previsto no Documento Orientador Curricular Municipal, ampliando continuamente as competências do professor, com base no Plano de Carreira do Magistério n° 3509/2009.

 

Os temas são diversos, voltados à adaptação e potencialização das práticas educacionais à distância e uso de ferramentas digitais para isso, engajamento familiar com o ensino remoto, competências socioemocionais e contação de histórias. O conjunto de palestrantes a ministrar os conteúdos é formado pela professora Mestre em Educação, Jane Haddad, pela professora de Língua Portuguesa, Literatura e Teatro, Pâmela Mapelli, pelo escritor e professor Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, Eduardo Shinyashiki, e pela Empresa Sincroniza Educação.

 

Para conversar sobre competências socioemocionais, foram propostos os encontros virtuais com Jane Haddad e Eduardo Shinyashiki, que vão auxiliar com reflexões e conhecimentos, em questões como saída da zona de conforto, mudanças de mentalidade e controle do estresse, preparando os educadores para dar apoio a alunos e suas famílias lidarem com as incertezas do momento.

 

O tópico de “práticas para o ensino remoto de emergência” promove debates que visam ampliar conhecimentos para que o professor consiga desempenhar com mais funcionalidade suas atividades, revertendo em benefício da aprendizagem de seus alunos. Na oficina de contação de histórias “Contar-te-ei”, são abordados pontos como a preservação da memória, ganho de novos conhecimentos, compartilhamento cultural, expressão emocional e ampliação do imaginário das crianças, contribuindo para a formação de leitores, escritores e novos contadores. A contação de histórias virtual é um recuso pedagógico importante na manutenção do vínculo entre professor e aluno.

 

Momento de acolhimento emocional
“Essas formações são extremamente importantes, tanto para o professor, quanto para o aluno. A questão das competências socioemocionais, por exemplo, permite o professor saber lidar com seus próprios sentimentos em relação ao cenário excepcional que vivemos, isso para que ele saiba e possa acolher o aluno de uma forma tranquila e bem preparada. A contação de histórias é também uma forma de lidar com os sentimentos, se colocar no lugar de um personagem e trazer essas experiências para a vida. Sobre as metodologias tecnológicas, é um momento único em que o profissional vai continuar esse trabalho a longo prazo, o provocando a avançar e diversificar”, avalia a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider.