Campo Bom escolhe nova clínica para exames de ecocardiograma

Nova clínica deverá ser conhecida nesta quinta-feira, 23. Foto: Arquivo/JR

Por Caroline Waschburger

Campo Bom – Os exames de ecocardiograma com doppler, que eram realizados anteriormente na clínica Amplamed, passarão a ser realizados em um novo local em Campo Bom. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o contrato que estava vigente se encerrou em julho e um novo processo foi aberto. Sendo assim, a comunidade campo-bonense deverá conhecer a nova clínica que realizará estes exames a partir desta quinta-feira, 23.

“Os testes de ecocardiografia com doppler, tanto adulto quanto fetal, são extremamente importantes no diagnóstico de possíveis cardiopatias e possibilita fazer a intervenção precoce da patologia e até mesmo cirurgia intra-útero”, afirma a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira.

Os pacientes serão agendados via Central de Marcação, conforme demanda. “É um exame cardiológico que sempre foi ofertado, e aumentamos a quantidade para não haver demanda reprimida”, comenta o prefeito Luciano Orsi.

De acordo com o médico cardiologista, especialista em ecocardiografia, Dr. Fernando Kessler Borges, do Hospital Sapiranga, o ecocardiograma transtorácico bidimensional com doppler a cores é um exame complementar da área da cardiologia que serve para avaliação estrutural e funcional cardíaca. É um exame inócuo e seguro, realizado por um médico através de um transdutor de ultrassom colocado sobre o tórax do paciente, a partir do qual se obtém imagens do coração praticamente em tempo real, que permitem realizar a análise das câmaras cardíacas, válvulas e dos fluxos sanguíneos.

Como é feito o exame de ecocardiografia fetal e para que ele é utilizado

A ecocardiografia fetal é feita para obter imagens do coração do feto. Em um monitor, são observadas as possíveis alterações anatômicas e funcionais da circulação fetal normal. É indicado para que haja a detecção ou exclusão de anormalidades cardíacas fetais durante o pré-natal, detecção ou suspeita de cardiopatia congênita à ultrassonografia obstétrica, e também em fatores de risco materno-familiares para cardiopatias, gestação prévia com cardiopatia congênita e avaliação de repercussões de arritmias cardíacas fetais.

“É um exame frequentemente solicitado, com inúmeras indicações dentro da área de cardiologia. É também importante para estabelecer ou descartar patologias cardíacas suspeitas pelo médico solicitante, ou para avaliar possível repercussão estrutural cardiológica causada por outras doenças subjacentes”, explica o Dr. Fernando Borges.

Outras melhorias na saúde

O investimento na saúde do município não para. Campo Bom também anunciou, na última semana, que a obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Aurora já está em fase de conclusão. A UBS já conta com a instalação de água e conexão das redes de esgoto à rede pública, pisos, azulejos e 30% das instalações de energia. A entrega da obra está prevista para o segundo semestre deste ano. “Será um importante espaço, totalmente novo, para a população receber atendimento de saúde no próprio bairro em que reside”, afirma o prefeito Luciano Orsi. Neste mês, estão sendo concluídas as instalações elétricas, além da colocação de bancadas de inox, vasos sanitários, lavatórios, além de torneiras, chuveiros e duchas.