Campo Bom elabora Plano de Turismo com projeção de avanços

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom (Foto: Melissa Costa)

Campo Bom – Projetando avanços, organização e busca de recursos, além da valorização pelo que a cidade há de melhor, a Prefeitura de Campo Bom criou seu primeiro Plano Municipal de Turismo. Na noite desta quarta-feira, 23, na Câmara de Vereadores, aconteceu a cerimônia de entrega do documento, que será encaminhado para apreciação do Legislativo. Após aprovação, este plano se torna um documento e ajudará no desenvolvimento do turismo em Campo Bom.

Construído em parceria entre Administração Municipal (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Sebrae RS, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e uma equipe de consultoria técnica, o plano visa fortalecer o turismo em Campo Bom e torná-lo cada vez mais relevante no desenvolvimento socioeconômico da cidade. O prefeito Luciano Orsi, que também preside a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), aponta que o plano está de acordo com a região do Vale Germânico, a qual Campo Bom faz parte, e que sua aprovação trará benefícios coletivos. “O documento foi criado seguindo princípios como o bem-estar da comunidade, desenvolvimento econômico e preservação da cultura local. Usamos este momento em que não podíamos realizar eventos presenciais para fazermos um trabalho técnico muito importante. O plano nos dá uma noção de quais são nossos potenciais e em quais áreas devemos investir”, destaca.

Turismo é eixo importante

Conforme explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, o plano é importante para que os investimentos na área do turismo sejam realizados. “O documento facilita o acesso aos recursos de emendas parlamentares e verbas para os fundos de turismo, por exemplo. Com eles, poderemos dar encaminhamento a projetos nesta área”, disse ele, reforçando que o plano foi construído em um trabalho de cerca de 10 meses e possui 122 páginas. “O turismo é um eixo importante para o desenvolvimento econômico. Inicialmente, no pós-pandemia, acreditamos que haverá muito espaço para o turismo local, pois as pessoas não deverão ir muito longe, haverá ainda muitas restrições. Com o plano, queremos reforçar o nosso turismo na cidade, assim como o regional”.

O que eles dizem

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. “Estamos com diversas rotas e roteiros que possam ‘vender’ a nossa região para a questão do turismo. Em breve, teremos o lançamento do ‘Caminho das Cervejarias’, que inclui Campo Bom. Temos a agregar, estamos muito fortes; temos muitos pontos para visitar, mas falta roteiro”.

Henrique Scholz, secretário de Turismo. “O plano tem foco local e regional. É um nortear para as atividades voltadas ao turismo. Este foi um trabalho detalhado, um verdadeiro diagnóstico, no qual também pontuamos nossos pontos fortes e em quais precisamos ter um olhar mais atento”.