Campo Bom e Sebrae estruturam iniciativas para desenvolver e potencializar o turismo na cidade

Largo Irmãos Vetter resgata a história do município com a preservação da fachada da antiga fábrica de calçados dos Irmãos Vetter Foto: PMCB

Campo Bom – Como parte da parceria que o Município de Campo Bom e o Sebrae RS, por meio do programa Cidade Empreendedora, serão adotadas algumas iniciativas relacionadas ao turismo, para impulsionar a economia da cidade. De acordo com o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae RS, Marco Aurélio Copetti, o Sebrae vai fazer uma varredura em todas as instâncias relacionadas a potencial de turismo na cidade, para estruturar um ‘mapa de turismo’ em Campo Bom. “Vamos conversar com os principais atores da área do turismo, como lideranças empresariais, entidades representativas, poder Público Municipal e Poder Legislativo Municipal”, explica Copetti.

 

Com esse mapeamento, será elaborado o Radar Turístico, um diagnóstico das potencialidades turísticas relacionadas a empreendedorismo, identificando e mobilizando lideranças empresariais no município, estruturando eventuais roteiros turísticos que envolvem o empreendedorismo. O Radar Turístico ainda servirá de base para a construção do Plano Municipal de Turismo, documento que será entregue em novembro e tem o objetivo de determinar e selecionar prioridades turísticas no Município e dimensionar e definir as estratégias e ações para alcançá-las.

 

Conecta Turismo

Junto ao levantamento turístico, o Sebrae ainda vai entregar para o Município o Conecta Turismo, uma iniciativa que vai envolver as principais lideranças empresariais de Campo Bom. Através de uma metodologia vivencial, serão promovidos três dias de reuniões com os empresários, preparando-os para assumir o protagonismo, juntamente com os poderes Público e Legislativo Municipal, da implementação da ideia do composto turístico do município. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Bom, Airton Schäfer, o objetivo dos projetos é potencializar iniciativas locais de turismo. “O grande benefício dessas iniciativas será a atração de pessoas à cidade e especialmente o desenvolvimento de áreas como comércio, serviços e gastronomia. Vamos explorar essa indústria que vimos como um grande potencial para desenvolvimento econômico na cidade”, afirma o secretário. O Radar Turístico está em fase de estruturação e deve ser entregue em outubro de 2020.