Campo Bom é mais uma vez finalista do Prêmio Gestor Público

Com quatro projetos inscritos, a Prefeitura de Campo Bom está mais uma vez entre os municípios finalistas do Prêmio Gestor Público, distinção de relevância no cenário estadual para as cidades gaúchas. As respectivas premiações serão revelados nesta terça-feira, dia 5 de novembro, durante cerimônia no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.
Nesta 18º edição, Campo Bom concorre pelos programas Floração: Hortas Urbanas,  Despertar,  Ecoeducação é Vida, além de concorrer a menção honrosa pelo continuidade do programa De Olho no Futuro, que recebeu o Prêmio Gestor Público em 2018.
Segundo o prefeito Luciano Orsi “é uma conquista para a Administração Municipal estar mais um ano participando deste prêmio que é referência na área da administração pública no Brasil”.
Sobre os projetos
O Floração: Hortas Urbanas, promovido por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove um sistema de troca de resíduos por mudas e ainda visa estimular a produção de hortas urbanas.
Despertar – implantado em 2017 pela Secretaria Municipal de Educação (Smec), o projeto oferece um acompanhamento complementar aos alunos de 4º e 6º anos do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem, oferecendo reforço escolar.
Ecoeducação é Vida – é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e tem como objetivo qualificar as equipes para desenvolver ações que visem às transformações sociais e culturais na busca da sustentabilidade nas escolas e, consequentemente, nas comunidades em que estão inseridas.
O De Olho no Futuro – o programa atende alunos do 6° ao 9° ano, orientando os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando palestras e oficinas profissionalizantes no contraturno escolar. A ação foi implementada em 2017 pela Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Feevale, Sebrae, Senai, Sindicato dos Sapateiros, Arezzo e GetNet.
O prêmio
Criado em 2002, a iniciativa tem o objetivo de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. Além disso, busca incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia de projetos nas prefeituras, estimulando iniciativas inovadoras.