Campo Bom e a sua característica de cidade empreendedora

Mutirão de Empregos em 26 de março realizou 900 cadastros

Campo Bom – Uma cidade que respira empreendedorismo. Assim que Campo Bom vem ganhando destaque nos últimos anos e esse foco no desenvolvimento é reconhecido por todo o Estado. Na última semana, o prefeito Luciano Orsi foi convidado para falar no painel sobre desburocratização e empreendedorismo na Assembleia de Verão 2022 da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.

O evento, que aconteceu na sexta-feira, em Torres, serviu para a troca de experiências e, principalmente para Campo Bom mostrar aos demais municípios que é possível simplificar a burocracia e proporcionar para o empreendedor um ambiente favorável. “Campo Bom levou o seu exemplo de cidade com mais CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que foram relativizadas, como a questão do Alvará Inicial. Procurei falar no painel, para os outros municípios presentes, que antes de mais nada, é preciso ter uma vontade política e um trabalho de gestão em cima. É importante ter um sistema, mas sem unir todo mundo, pensando ‘como vamos tornar a cidade mais simples para investir?’ não há avanço”, destaca Orsi.
Em maio de 2021, dentre 87 municípios já regulamentados com a Lei da Liberdade Econômica (LLE), Campo Bom ocupava o 4º lugar no ranking nacional de cidade facilitadora para empreender. Uma empresa deve se enquadrar em algum dos 582 itens de baixo risco da CNAE, mas cada item foi criteriosamente analisado em um “envolvimento multidisciplinar, de todas as secretarias, Procuradoria, Vigilância Sanitária, Fiscalização, Sedetur, Meio Ambiente, foram vários fatores ali pra chegar no estudo e poder realizar as liberações de licenças prévias, caso a caso”, relembra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Scholz.

 

Saldo Caged é resultado do trabalho

Nesta semana, o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao mês de fevereiro, trouxe mais um motivo de comemoração para a Administração Municipal em Campo Bom com o saldo positivo de 330 vagas de emprego. “Para março e abril estamos também com boas expectativas, então é uma alegria esse resultado”, comenta o prefeito Luciano Orsi.
Esse foi o melhor saldo registrado em um único mês desde fevereiro do ano passado (377). Só em 2022, já são 517 novos postos de trabalho criados. Os números colocam Campo Bom como o 15º município, entre os 497 do estado, que mais gerou empregos até o momento neste ano. A indústria representa a grande maioria das vagas criadas (239), em seguida estão os setores de serviços (83), construção (4), comércio (2) e agropecuária (2).

 

Luciano Orsi destaca objetivo em comum

“Fiquei responsável de levar também para a Amvars essa pauta da desburocratização. Entendo que a nossa região toda pode caminhar nesse sentido. Nós já temos, historicamente, a veia empreendedora. Entendo que nossa maior missão é fortalecer essa cultura empreendedora que já temos. Por isso a gestão integrada é tão importante, aqui na cidade estamos preparando desde a escola, com a robótica, a tecnologia, fortalecimento do inglês, da matemática. Os programas da Educação, da Sedetur, de várias áreas se completam para um objetivo em comum: qualificar tanto o empresário quanto o trabalhador”.

 

Mutirão de empregos serve como atalho entre empresa e mão de obra

O Programa Campo Bom é Oportunidade, desenvolvido pela Sedetur e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), foi lançado em 2021 e abrange cursos de capacitação profissional e a estrutura da Sala do Empreendedor, que em Campo Bom, possui o selo Diamante e além disso promove ações para aproximação das empresas com quem está em busca de emprego. “Realizamos o primeiro mutirão de empregos ano passado e o resultado foi muito bom. Decidimos organizar outro e, novamente, estamos muito felizes”, comenta o secretário Scholz sobre o evento que aconteceu no último sábado, 26, no Ginásio do Cei. “A ideia é uma parceria da Sedetur com a SMDSH, também com o Sine e então partimos para o contato com empresários, que nos procuram bastante para falar da falta de mão de obra. Foi realizado o contato com o RH dessas empresas e foram mais de 20 participando”, completa.
Ao todo foram 23 empresas participantes, mais as vagas do Sine. 530 vagas estavam disponíveis e foram realizados quase 900 cadastros. A Prefeitura vai contatar as empresas em 30 dias para oficializar o número de vagas preenchidas. Uma nova edição do mutirão deve acontecer em maio, mês do trabalhador.