Campo Bom é 1º lugar na categoria Professor de Escola Pública, na Mostratec

Foto: Divulgação PMCB

Campo Bom – Mais uma vez, Campo Bom fez bonito na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. A rede municipal de ensino de Campo Bom esteve representada no evento com oito projetos e conquistou o 1º lugar na categoria Professor de Escola Pública, com trabalho desenvolvido pela professora Tatiana Oliveira, com os alunos da Emef Dona Augusta. Esse mesmo projeto, em setembro, conquistou o prêmio Destaque no XVII Salão UFRGS Jovem.

“Essa visão criativa e desafiadora do educador, que leva o aluno a desenvolver sua potencialidade e a encontrar soluções práticas e acessíveis para seus problemas cotidianos passa por uma postura de valorização e respeito da gestão pelos profissionais da educação. Parabéns à professora Tatiana e a toda a comunidade escolar da Emef Dona Augusta pelo prêmio na Mostratec. Mais essa conquista mostra o quanto é acertada nossa proposta de valorização da educação”, observa o prefeito Luciano Orsi.

A secretaria de Educação e Cultura, Simone Schneider, também comemora mais essa conquista. “O simples fato de participar de eventos da grandeza da Mostratec já é motivo de alegria; aparecer entre os melhores nos estimula a continuarmos trabalhando com toda a dedicação e determinação”.

QUEM TÁ NA CHUVA…

O projeto “Quem tá na chuva não quer se molhar!” surgiu da necessidade de reduzir o número de faltas às aulas nos dias de chuva. Percebido o problema, os alunos passaram a reciclar guarda-chuvas danificados, transformando-os em capas de chuva. A professora orientadora do projeto conta que o número de faltas em todas as turmas da escola era algo preocupante em dias de chuva, pois muitos não tinham guarda-chuvas ou os que tinham estavam estragados. Além de resolver o problema da falta às aulas, os alunos perceberam, na busca pela “matéria-prima” para a confecção das capas, a quantidade excessiva de materiais jogados fora pela comunidade. A confecção das capas, desde o recorte, alinhavo e costura, envolveu todas as turmas da escola, em destaque o 5º ano que, devido ao seu forte engajamento ensinou às crianças menores a arte do corte e costura, promovendo a autonomia e tornando os alunos os principais agentes da construção do seu conhecimento.

OUTROS PROJETOS

Além de “Quem tá na chuva não quer se molhar!”, Campo Bom também teve os seguintes projetos na 37ª edição da Mostratec que terminou nesta quinta-feira, dia 27:

EMEF DUQUE DE CAXIAS – Bebê antes de nascer, como é possível respirar sem se afogar?;

EMEF OCTACÍLIO ERMINDO FAUTH – Choveu, que cheiro é esse?;

EMEF LÚCIA MOSSMANN – Doe vida, seja doador de órgãos e tecidos;

EMEF 25 DE JULHO – Dengue? Aqui não!;

EMEI CHAPEUZINHO VERMELHO – Os mistérios do fogo;

EMEI SEMPRE VIVA – O que é possível fazer usando os sentidos do corpo?;

EMEF MARQUÊS DO HERVAL (Pré 1 e 2) – Meus dentinhos mais limpinhos.

A MOSTRATEC

Estudantes de 21 estados do Brasil, além do Distrito Federal e outros sete países participaram da 37ª Mostratec. A feira é a maior do seu estilo na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Por Comunicação Prefeitura de Campo Bom