Campo Bom diminui fila de espera para atendimentos e exames

Foto: Laura Poersch Schommer/ PMCB

Campo Bom – Em Campo Bom a redução no prazo de espera para a realização de exames e consultas com médicos especialistas já se tornou possível em algumas especialidades que tinham prazo de espera de 90 dias e diminuíram para 60. Em certos casos, como para exames de colonoscopia e endoscopia, a fila de espera já foi zerada. “Além de toda a reorganização dos serviços e contratação de profissionais, a gente também tem feito alguns mutirões em que contratamos empresas ou até profissionais externos para atender aquela demanda reprimida em algumas especialidades e exames. Com isso, colaboramos para evitar que situações se agravem pela passagem do tempo e trabalhamos tanto na prevenção como no cuidado às doenças pré-existentes no menor tempo possível”, afirma o prefeito Luciano Orsi.
A redução nas filas de espera se deve, também, à responsabilidade que o Município assumiu de contratar determinados serviços que deveriam ser disponibilizados pelo Estado, mas que devido à alta demanda de pacientes, estão em atraso. “O Município comprou uma infinidade de consultas em especialidades e exames complementares. Estes são competência do Estado, mas o número disponibilizado é baixo, então hoje estamos investindo recursos próprios na compra desses serviços”, afirmou a secretária municipal da Saúde Suzana Ambros Pereira.
Especialidades oferecidas
Hoje, Campo Bom realiza uma média de três mil agendamentos de consultas/exames por mês. Gastroenterologia, endocrinologia, hematologia, pneumologia, neurocirurgia, oncologia e oftalmologia são exemplos de especialidades que são de competência do Estado, mas que o Município também oferece a fim de liberar mais rapidamente as filas de espera. Além disso, o Município complementa as cotas do Estado para alguns exames, como ressonância magnética, tomografia e densitometria óssea.
Se não for, desmarque
A coordenadora da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE) de Campo Bom, Michele Closs da Silva, enfatiza a importância do comparecimento na consulta. Se o paciente não for e não desmarcar direto na sua Unidade de Saúde, pode estar tirando o lugar de alguém que realmente precisa. “Se não puder ir, tudo bem, mas avisa com antecedência, porque podemos colocar outra pessoa no lugar. Tem que existir essa conscientização por parte do paciente”, pede ela.
Fonte: PMCB