Campo Bom descentraliza serviços e leva ações sociais à região do bairro Celeste

Campo Bom – Até o meio-dia deste sábado (4), a Prefeitura promove na Escola Municipal Borges de Medeiros, bairro Celeste, o projeto Viva o Bairro. A iniciativa leva parte dos serviços públicos ofertados pela Administração junto às comunidades dos bairros e descentraliza ações do setor público junto aos moradores.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, destacou que a iniciativa aproxima a Prefeitura e os serviços do cidadão. “Essa ação leva nossos serviços para bairros e microrregiões. Sentíamos que fazia falta de oferecer esse tipo ação, especialmente, aos sábados, que é um dos poucos dias que o cidadão possui para sair e tirar uma dúvida e encaminhar alguma questão”, contextualiza o prefeito. “Além disso, é necessário valorizar as parcerias. Com elas, tudo se torna mais fácil e mais efetivo. Quando lançamos uma campanha, fazemos um movimento e esforço importante. Agora, se não tiver a parceria da população em cobrar e zelar por aquilo que está sendo feito as coisas não vão adiante. Agradeço à todos que estão aqui e vieram”, citou Luciano.

Serviços oferecidos no Viva o Bairro edição Celeste
A Secretaria de Meio Ambiente, através dos projeto Floração, promoveu a troca de resíduo orgânico por mudas de árvores nativas, flores e hortaliças. “Através do projeto, buscamos conscientizar a população para separar o lixo orgânico do seco. Aqui, hoje, estamos recolhendo o lixo orgânico, e em troca, repassamos as mudas. Essa ação busca fazer o bem para a natureza”, avalia Clésio Duarte Pereira, auxiliar de coordenação do Hortas Urbanas da Prefeitura de Campo Bom.

O artesanato também contou com o seu espaço no Viva o Bairro no Celeste. Entre as artesãs que participaram da ação estava, Claudete Peixoto, moradora do bairro Centro. “Procuro diversificar na elaboração das ideias. Faço boneca, enfeites de parede e porta, estojos de higiene, chaveirinhos, naninhas de bebês entre outros itens. Considero maravilhoso o Viva o Bairro. Serve para as pessoas conhecerem o nosso trabalho, o que ajuda na divulgação e faz as pessoas nos procurarem em outras oportunidade”, valoriza a artesã Claudete.

Viva o Bairro serve para fortalecer ideias empreendedoras
Além de levar serviços oferecidos pela Prefeitura, o projeto ajuda a instigar estudantes e suas ideias empreendedoras. É o caso das estudantes da turma 91 da Escola Borges de Medeiros, anfitriã do projeto. Com o apoio das professoras Natália, Suélem e Renato, um grupo de três estudantes estruturou a Barraca do Browie, um delicioso bolinho elaborado pelos jovens. “Fizemos um bolinho de browie mais baixo e a nossa proposta é vender. Com a ação de hoje é a segunda venda que promovemos, mas até o fim do ano, serão mais três vendas fora da escola. Adoramos a ideia de empreender a nossa meta é continuar com a nossa ideia de empresa”, afirma a estudante.

O Projeto Viva o Bairro segue até o meio-dia na Escola Borges de Medeiros.

Confira a lista completa de serviços:

Gabinete do Prefeito

Atendimento à comunidade

Meio Ambiente

Distribuição de mudas (árvores, hortaliças, flores e chás), dicas de separação do lixo, como fazer uma horta, composteira doméstica e orientação veterinária.

Educação e Cultura

Leiturino: hora do conto, troca de livros, pegue e leve, confecção da carteirinha da Biblioteca.

Brinquedoteca

Brinquedos infláveis

Jogos de mesa: dama, moinho, xadrez e dominó

Banda Municipal

Ervateira: erva e água quente

Oficina de Culinária

Indústria, Comércio e Turismo

Troca de notas, PROCON e atendimento à comunidade

Esporte e Lazer

Demonstração de arte marcial, cadastro de atletas e informações gerais sobre as competições.

Parcerias

OAB e Bombeiros

SAMU

Finanças

Protocolo Geral, dúvidas, reclamações e informações sobre dívida ativa

Obras e Serviços Urbanos Limpeza

Limpeza, embelezamento do bairro, solicitações de serviços em ruas, iluminação pública

Assistência Social

Cadastro único, Confecção de currículos e cadastro das vagas disponíveis no SINE durante a semana

Saúde

Coleta de pré-câncer

Aferição de pressão arterial e glicemia capilar

Orientação nutricional

Avaliação odontológica e escovodromo (local onde as crianças aprendem a escovar os dentes)

Realização de teste rápido para sífilis, HIV e hepatites

Realização e atualização de cartão SUS

Informações sobre agendamento de exames e consultas com especialistas

Informações sobre a Vigilância Sanitária

Geladeira Educativa: como armazenar os alimentos corretamente na geladeira

Equipe de combate à dengue com informações e jogos educativos