Campo Bom dá função social para pontos críticos de descarte de lixo

Plantio de mudas de flores e de árvores nativas ajudam a embelezar ruas e bairros. Foram plantadas 500 árvores nativas e 700 mudas de flores. Foto: Sema/CB

13 bairros receberam ações. Foram recolhidas 30 caçambas de lixo

Campo Bom – Uma das ações que a Prefeitura colocou em prática para reduzir as áreas com descarte irregular de entulhos e resíduos é o embelezamento destes locais com o plantio de flores e mudas nativas. Estimativa da Secretaria de Meio Ambiente aponta que existam 50 pontos históricos onde pessoas acabam descartando todo o tipo de entulho (de resíduos da construção civil a galhos, de sofás a móveis inservíveis).

O secretário de Meio Ambiente, João Flávio Rosa, destaca que possam existir até 70 pontos onde é descartado todo o tipo de lixo. “Existem até empresas que se aproveitam da situação e largam detritos nestes locais. Por outro lado, adotamos a estratégia de conscientizar a população dos riscos que isso pode acarretar para todos os cidadãos, pois essa ação é uma agressão ao meio ambiente”, alerta, reforçando que a mistura de materiais dificulta a separação, gerando um fator complicador e que acarreta em custo a mais para a Prefeitura. Recentemente, o bairro Rio Branco, entre a Av. Luíz Alberto Fete com a Avenida João Pedro Dias, recebeu a ação.

Baixa reincidência nos locais
“Nossa ideia na promoção destas iniciativas é envolver a comunidade através da associação de moradores. Eles serão os fiscais e ajudarão a manter limpos estes locais. Levamos árvores do Horto Florestal e mudas de flores cultivadas no Floração. Cerca de 90% dos locais onde agimos não há reincidência”, destaca João Flávio.