Campo Bom cria COE em Saúde para Educação visando a volta às aulas

Salas de aula e laboratórios terão que ser higienizados para retomada das aulas Fotos: PMCB

Campo Bom – Com o objetivo de acompanhar se os protocolos sanitários exigidos para prevenir a transmissão do coronavírus estão sendo seguidos nas escolas públicas e privadas de Campo Bom, a Prefeitura criou o Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE) Municipal. Elaborado através do decreto de número 52.033 e exigido pelo Estado a todos os municípios, a equipe da cidade também auxiliará as instituições de ensino com relação às medidas de enfrentamento à Covid-19 para a retomada das atividades presenciais.

 

Cada instituição deverá criar seu COE local e elaborar o seu próprio Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle, mas a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, ressalta que será ao COE Municipal que os espaços deverão recorrer se surgir um caso de Covid-19 ou inadequações. “O COE Municipal sempre vai ser o centro no município para as orientações sanitárias nas escolas e nos espaços escolares”.

 

O COE deverá formalizar um plano de contingência junto ao setor de protocolo geral da Prefeitura, direcionado ao COE Municipal, com 15 dias de antecedência da retomada das atividades presenciais. Ele deve ser analisado e aprovado em até cinco dias úteis. Maiores informações pelo telefone (51) 3598-8600, ramal 4024, ou pelo e-mail coemunicipal@campobom.rs.gov.br.

 

Orientações para as instituições

Acompanhamento

“O COE local vai acompanhar, com base no plano de contingência elaborado pela instituição, se tudo está sendo cumprido e avaliará, por exemplo, se a sala de aula está com as cadeiras no distanciamento necessário, se os alunos estão separados e usando máscaras, se tem álcool gel. Caso algo esteja inadequado, vai recorrer ao COE Municipal”, explicou a secretária Simone.