Campo Bom contabiliza cerca de 30 reformas na rede escolar desde 2017

Reforma na EMEF Marcos Silvano Fotos: Prefeitura de Campo Bom

Por Caroline Waschburger

Campo Bom – Desde o ano de 2017, o município de Campo Bom foi responsável pela reforma de 14 escolas de ensino fundamental, 13 escolas de educação infantil e 3 centros de educação, trazendo muitos benefícios para a comunidade campo-bonense.
“São vários benefícios”, explica a secretária de Educação, Simone Schneider. “Agora temos um espaço com melhor estrutura e condições para que se realize um trabalho com qualidade, espaço para que a comunidade possa usufruir junto às crianças nas escolas, além da ampliação de vagas.Várias escolas estavam com estrutura de telhado, esgoto e assoalho comprometidas”, recorda Simone.
Só em 2020, 13 unidades escolares já foram reformadas, e o investimento da prefeitura foi de R$ 3.651.321,25. Foram oito EMEFs, quatro EMEIs e um Centro de Educação Integrada (CEI).
Simone ainda enfatiza a importância de manter o ambiente escolar sempre em bom estado: “As reformas oportunizam um ambiente de melhor qualidade para os alunos, que permanecem boa parte do dia na escola. Eles merecem este olhar especial. Investir nas escolas é investir em educação, é investir em qualidade e no bem-estar das crianças, dos jovens e, em especial, dos profissionais para a realização do seu trabalho”, diz a secretária.

A volta às aulas ainda não tem previsão, porém, quando os alunos retornarem, poderão contar com uma estrutura renovada, material pedagógico, para dinamizar mais ainda as aulas em todas as áreas, e livros novos para as bibliotecas escolares. “São investimentos em recursos diversos para que o professor possa aprimorar seu trabalho”, declara Simone.

Escolas com melhorias

As novas obras qualificam os ambientes com estruturas novas, tornando-os mais seguros e confortáveis para os alunos. A Secretária de Educação ainda ressalta que “certamente, as obras só vêm melhorar o ambiente escolar para os professores trabalharem e as crianças sentirem-se cada vez mais felizes na escola”. São mais de 30 reformas ao todo entre 2017 e 2020.

O que aguardar 

De acordo com a Secretaria de Educação, até o final do ano, a comunidade campo-bonense ainda pode aguardar reformas na área coberta da EMEF Adriano Dias, duas alas novas no CEMADE, ampliação da EMEI Estrelinha Azul (com a reforma do Posto de Saúde), ampliação da EMEF Edmundo Strassburger, reforma das EMEF´s Esperança e Marquês do Herval e subestação de energia elétrica em três escolas.

A verba das obras realizadas pela prefeitura é de origem federal e provém da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE e do Salário Educação.

Escolas Reformadas desde 2017

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): Lúcia Mossmann; Genuíno Sampaio; Santos Dumont; Duque de Caxias; Rui Barbosa; Marcos Silvano; Dona Augusta; Borges de Medeiros; Edmundo Strassburger; Morada do sol; Adriano Dias; Esperança; Presidente Vargas; e o CEI.

Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs): Casinha da Alegria; Guilhermina Blos; Paulistinha; Tico-Tico; Primeiros Passos; Dom Pedro I; Casa da Criança; Amiguinho; Bem Viver; Pastor Ramão; Pedacinho do Céu; Estrelinha Azul; e Chapeuzinho Vermelho.