Campo Bom conclui capacitação de profissionais da Educação Infantil

Foto: Divulgação PMCB

Iniciada em 27 de abril, encerrou na última terça-feira (18), as ações de capacitação de profissionais da Educação Infantil que atuam na rede municipal de Campo Bom. Os educadores participaram de diversos encontros de formação, pautados no compartilhamento de práticas pedagógicas que respeitam a infância, instigam a aprendizagem nas mais significativas vivências e promovem o brincar na sua essência. Todos os quase 500 profissionais participaram das capacitações, de acordo com as faixas etárias em que atuam. “Foram noites lindas, conectadas em rede, compartilhando saberes”, disse a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Cristiane Wagner Müller.

“Compartilhando Práticas” foi o tema da palestra que abriu capacitação, dia 27 de abril, com a professora Raquel Dilly Konrath, do Instituto de Educação Ivoti, Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. A atividade destacou campos de experiências, Base Nacional Comum Curricular, Documento Orientador Curricular Municipal, interações, brincadeiras e aprendizagens das crianças, propostas na pandemia e experiências significativas na infância. Em maio a formação seguiu com práticas potentes dos profissionais da Educação Infantil, sendo compartilhados em rede.

“O compartilhamento de práticas foi muito significativo, pois a troca de ideias faz com que possamos adquirir novas técnicas. Também foi importante para que pudéssemos conhecer o trabalho de outras escolas e outras colegas”, relata Camila Almeida, 33 anos, da Escola Casinha da Alegria.

“A formação colaborativa que tivemos foi excelente. Pude perceber que o compartilhamento das práticas foram bem reais e condizentes com o que realmente vivenciamos com os nossos pequenos. É muito bom poder trocar ‘figurinhas’ com as colegas, trocar experiências e vivências, isso enriquece nosso trabalho e nos ajuda a ter cada vez mais a certeza que estamos no caminho certo. Gostaria de agradecer a oportunidade de poder compartilhar as minhas práticas com os pequenos aqui da escola. Embora o convite tenha sido, de início, um pouco assustador, sou grata pela escuta e pelo reconhecimento de vocês, enquanto Secretaria de Educação e das colegas de rede”, disse Mabieli Nunes Monteiro, da Emei D. Pedro I (Nível 1 e 2 A).

“As lives de formação têm proporcionado momentos extremamente ricos e pertinentes quanto às temáticas e práticas de ensino diversas que realmente acontecem e fazem toda a diferença. Com certeza irão ajudar a concretizar um trabalho pedagógico mais sólido, com desafios que proporcionam a busca de novos saberes. Ter a oportunidade de compartilhar a minha prática, bem como saber que posso estar ajudando colegas a buscar meios tecnológicos que auxiliam na Educação Infantil, foi muito gratificante. Ver colegas trazendo experiências que agregam e que nos faz ter um novo olhar pedagógico é inspirador. A pandemia nos trouxe dificuldades, mas também nos desacomodou para buscarmos um potencial que estava adormecido. Podemos dizer que a escola está muito além dos muros e que somos professores inseridos em uma rede de ensino que proporciona oportunidades de envolvimento e de aprendizado entre os colegas que estão em constante atualização em prol de nossas crianças”, relata Silena Kister Monteiro, da Emei Amiguinho.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, não esconde sua satisfação pela conclusão com sucesso da formação continuada. “Como dizia o tema da atividade de abertura dos trabalhos, ‘compartilhando práticas’ os profissionais da Educação Infantil se atualizaram para continuar levando sempre o melhor às crianças nessa fase fundamental do aprendizado”, observa a secretária.

“Nossa gestão sempre buscou qualificar os quadros da educação e essa formação, dando suporte pedagógico aos profissionais, mostra que mesmo neste período pandêmico, continuamos cuidando da sua atualização”, ressalta o prefeito Luciano Orsi.