Campo Bom começa a vacinar população acima de 49 anos neste sábado

Foto: Gabriel Silveira/PMCB

Campo Bom – Chegou a vez dos campo-bonenses com 49 anos ou mais se imunizarem. Neste sábado, dia 12, serão disponibilizadas doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz, e além desta faixa etária, poderão se vacinar os grupos anteriores: trabalhadores da saúde; pessoas com síndrome de Down; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; e trabalhadores da educação. Também podem se vacinar trabalhadores de transportes coletivos rodoviários, metroviários, ferroviários, aéreos e aquaviários e ainda caminhoneiros com habilitação C/D/E que exerçam atividade remunerada descrita na CNH. Quem fez a primeira dose da Astrazeneca em março ou antes poderá fazer a segunda neste dia.

O atendimento será das 9h às 13h ou enquanto durarem as doses, no drive-thru do CEI para quem for de carro e no ginásio do CEI para quem for a pé. Serão distribuídas 450 doses em cada local, sendo que estas poderão ser remanejadas conforme a demanda do dia.

O prefeito Luciano Orsi lembra que o Município já passou das 30 mil vacinas aplicadas, entre primeiras e segunda doses. “Alcançamos este número graças ao comprometimento da Secretaria de Saúde e também de nossos vacinadores. Também graças a este trabalho incansável, alcançamos o índice de 100% das doses recebidas já aplicadas”, aponta.

O secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, explica que agora o Município vai começar a diminuir as faixas etárias de vacinação de ano em ano. “De acordo com dados do DataSUS, temos cerca de 10 mil pessoas na faixa dos 40 anos, e para que consigamos manter o atendimento ágil e efetivo, imunizando todos que buscarem a vacina, mudaremos um pouco nossa estratégia”, destaca.

Documentos necessários
Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação (obrigatório para quem for fazer a segunda dose), comprovante de residência em Campo Bom e CPF ou cartão SUS. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, o titular deverá declarar por escrito que o vacinado reside no endereço informado. Profissionais da saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício na área da saúde, que pode ser crachá da empresa, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou carteira de registro do conselho. Educadores deverão comprovar profissão com diploma, contracheque ou carteira de trabalho. As comorbidades/deficiências deverão ser devidamente comprovadas com cópia do laudo, da receita ou do relatório médico. Trabalhadores de transportes coletivos rodoviários, metroviários, ferroviários, aéreos e aquaviários devem apresentar comprovação. Caminhoneiros com habilitação C/D/E que exerçam atividade remunerada devem tê-la descrita na CNH.

Recomendações antes da vacina
– Não ter tomado qualquer vacina até 15 dias antes;
– Não estar fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);
– Não ter tido resultado positivo de Covid há menos de 30 dias;
– Não estar com sintomas gripais.

Vacinação Solidária
Também segue a campanha da Vacinação Solidária, que está fazendo sucesso durante a imunização contra a Covid e contra a Influenza, com o propósito de amparar os campo-bonenses em situação de vulnerabilidade. Quem puder e quiser colaborar, basta levar um quilo de alimento não perecível ao local de vacinação.