Campo Bom anuncia adoção do ISS digital e melhorias no portal da NF-e

Em Sapiranga, são 10.720 CPFs cadastrados no NFG Foto: Sefaz/RS

Campo Bom – Com o objetivo de facilitar a rotina das empresas e dos prestadores de serviços no município, a Administração Municipal anunciou a implantação do ISS digital que será oficialmente lançado no final de novembro.

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é recolhido pelo município e é pago pelo prestador do serviços, que é quem emite a nota fiscal.
A partir do novo sistema, o portal para emissão da NF-e ganhará muitas outras funcionalidades disponíveis, entre elas a possibilidade de solicitar digitalmente parcelamentos para débitos dos impostos municipais. Praticamente todas as funções poderão ser executadas através do portal, possibilitando que o contribuinte resolva as questões tributárias sem precisar ir até a Prefeitura.
Um ponto forte da mudança será o controle do acesso ao sistema de notas fiscais o que possibilitará mais segurança ao contribuinte que também poderá compartilhar esse acesso, através de procuração eletrônica, com terceiros, como por exemplo seu contador.
O sistema do ISS digital vai permitir que as empresas e autônomos tenham maior controle sobre seu faturamento e obrigações tributárias, possibilitando um novo parâmetro na gestão de negócios. A segurança também é uma vantagem, pois os acessos através de login pré-cadastrado proporcionam o registro das movimentações para a questão tributária mas também para que o emissor tenha pleno controle e comprovação das atividades.

Administração destaca os benefícios do sistema

O novo sistema vai trazer benefícios para os dois lados: quem contribui e quem arrecada, como destaca o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. “O município de Campo Bom foi pioneiro com a questão do ISS, fomos os primeiros a ter os acessos aos novos portais eletrônicos e foi muito em função das empresas de grande porte que abrigamos no município. E agora seremos pioneiros novamente, colocando um sistema que vai facilitar o acesso para as pessoas, que vai ser muito mais simplificado e também beneficia o município que vai ter mais informação sobre a arrecadação. Será uma plataforma que vai trazer acessibilidade ao contribuinte”, declarou o prefeito.

Lançamento na próxima semana

O ISS digital é desenvolvido pela empresa Infisc, em parceria com o município de Campo Bom, que, em meio à pandemia, encontraram uma solução para a necessária transformação da relação fisco-contribuinte.
O evento de lançamento oficial do novo sistema será no dia 18 de novembro, às 8h30, no teatro do CEI. O evento será aberto aos contribuintes e contadores que utilizam o portal de emissão da NFS-e.