Campo Bom amplia compra de exames para análise pulmonar

Campo Bom –  Na próxima semana acontece o pregão presencial de uma licitação para a compra de 600 exames de espirometria. Trata-se de uma ampliação de serviço que a Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria da Saúde, já oferecia, mas precisou ser ampliado devido ao aumento da demanda.

O exame analisa o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Estes órgãos são os mais afetados pelas síndromes respiratórias, entre elas a Covid-19, portanto a demanda do exame está diretamente ligada com a pandemia. “É uma ampliação da contratação bem focada, sabemos que muitas pessoas tiveram sequelas. Desde o ano passado já fizemos as primeiras movimentações como a compra do teste ergométrico, que os cardiologistas pedem também, para a questão respiratória. E a espiro vem para complementar essas análises da questão pulmonar. Temos muitas pessoas em fisioterapia ainda”, comenta o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock.
Além da espirometria, o fornecimento de vários exames deve ser solicitado através de licitações nos próximos meses. “Tivemos aumento de demanda pela pandemia, mas não só Covid, quem ficou sem fazer os exames de rotina também agora precisa estar em dia e, por isso, precisamos ter a disponibilidade de exames na rede”, comenta João Paulo.

Cuidado com os que têm sequelas
A Prefeitura está ciente de que, mesmo com a diminuição de casos e a pandemia controlada, muitas medidas ainda são necessárias para que o serviço de saúde supra as necessidades, que aumentaram. “Trata-se de uma ampliação de um serviço já oferecido. Observamos a necessidade depois de notar o aumento nos casos respiratórios, como sequelas da Covid-19. O aparelho agora faz parte das melhorias que adotamos para suprir essa demanda”, afirma o prefeito Luciano Orsi.

Exame detecta velocidade de ar dos pulmões
O contrato a ser fechado com a Prefeitura de Campo Bom vai oferecer 300 exames de espirometria utilizando broncodilatador (substância) e 300 sem o uso do broncodilatador, ambos com fornecimento de laudo. O médico, no momento do encaminhamento que indica qual tipo do exame é necessário, dependendo da suspeita.
O exame também é conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro. O objetivo é medir a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.
A espirometria é realizada respirando-se pela boca, através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado. Quem possui asma, bronquite ou outros problemas respiratórios, deve realizar o teste periodicamente. O procedimento é indolor, mas pode causar algum desconforto para um paciente mais debilitado.