Campo Bom admite que estuda romper contrato com gestora do Hospital Dr. Lauro Reus

Investigações sobre mortes prosseguem. Foto: Cássios Schaab

Campo Bom – Devido aos constantes questionamentos da comunidade e lideranças políticas do município relacionados ao atendimento e prestação dos serviços no Hospital Dr. Lauro Reus, na quinta-feira (30), a Prefeitura admitiu que estuda mudar a administradora da instituição nos próximos meses. A administração do hospital, que é do município, compete a Associação Beneficente São Miguel (ABSM), que possui ainda três anos de contrato a cumprir.

 

Desde o episódio do colapso do oxigênio na instituição, em 2021, o município tem cobrado uma série de medidas dos gestores do Lauro Reus para qualificar o atendimento. Em abril deste ano, o Centro Obstétrico chegou a ser fechado por falta de médicos pediatras. No mesmo mês de abril, após reunião da Comissão Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Prefeitura e diretores da Associação São Miguel foi acertado que novos profissionais seriam agregados à equipe para melhorar e otimizar processos, principalmente no setor de emergência, uma das queixas apresentadas pelos vereadores, replicando os relatos que a população vem fazendo.

 

O município admitiu que fez consultas com outras empresas que possuem interesse em assumir o Lauro Reus. Porém, não há nenhuma negociação em andamento. Há, inclusive, chance da Associação Beneficente permanecer à frente do Lauro Reus.

INDENIZAÇÃO
O Ministério Público elaborou uma Ação Civil Pública (ACP) para defesa de interesse coletivo pedindo o reconhecimento da responsabilidade da Air Liquide e da ABSM pelo desabastecimento de oxigênio no hospital e sua condenação a ressarcir os danos materiais e morais das vítimas e seus familiares. Em estimativa feita com base em precedentes de jurisprudências, o Ministério Público solicita uma reserva mínima de R$ 8 milhões aos citados na ação

POSIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SÃO MIGUEL
A Associação Beneficente São Miguel informou que participou de um processo de licitação e venceu dentro dos rigores da lei para um período de cinco anos de contrato. “A nossa entidade tem o interesse de continuar a prestação de serviços até o final do mesmo. Ainda restam cerca de 3 anos de contrato. Prestamos contas sobre o contrato mensalmente para a Prefeitura e recebemos sempre uma avaliação positiva do município sobre a execução do contrato”, cita nota da instituição enviada aos veículos de imprensa do Estado.

 

O QUE DIZ O CREMERS
O Grupo Repercussão contatou o Conselho Regional de Medicina (Cremers) e cobrou esclarecimentos. Em nota, o Cremers disse que só pode fornecer relatório de apontamentos às partes envolvidas (hospital, diretor técnico, município, Ministério Público etc.). De acordo com o Departamento de Fiscalização do Cremers, o hospital vem respondendo as demandas do Conselho, e conforme a instituição vai respondendo e apresentando soluções, novos prazos são concedidos.

 

POSIÇÃO DO MUNICÍPIO
A Prefeitura de Campo Bom informa que trabalha com a possibilidade de mudanças na empresa gestora do Hospital Lauro Reus. Fato já informado à Associação Beneficente São Miguel. No entanto, como se trata de um processo que envolve diversas etapas, não temos como passar mais informações no momento. Assim que tivermos uma resolução, tudo será informado com a maior transparência possível, como sempre foi a gestão dessa Administração.