Campo Bom abre nova avenida, prepara novo pacote de pavimentação de vias e projeta ciclovia em novo trecho

Campo Bom – Com início no dia 29 de março e previsão de finalização para o início de maio, a abertura da Avenida Luís Alberto Fett representa uma melhoria no quesito mobilidade urbana de Campo Bom.

A avenida, que possuirá cerca de 500 metros de comprimento e será de via ampla de dois sentidos, ligará os bairros Rio Branco e Paulista. A abertura da via é realizada em parceria com a empresa Mônaco Terraplanagem.

Neste primeiro momento, apenas a abertura será feita e, posteriormente, o município pretende captar recursos para pavimentação. Além desta avenida, Campo Bom ainda projeta novas ações nestes mesmos moldes em vias que constam no plano diretor.

“A princípio temos essa, além de outras vias que estamos avaliando e vias menores que vamos pavimentar. Estamos encerrando esse pacote de 27 vias que teve um recurso do DAER e já estamos organizando um próximo pacote, com algumas ruas que a população veio pedindo ao longo desses dois anos de administração. Então, fizemos um levantamento dessas ruas e orçamos todas para definir quais serão executadas agora”, explica o secretário de Obras, Patrick Ruppenthal.

 

 

Ruas e Ciclovia em licitação

Já em fase de licitação, Campo Bom se prepara para, em breve, iniciar as obras das ruas Evandro Muller Dias, Fernando Miguel Weber e J. Renner. Para facilitar a vida dos pedestres e ciclistas, o município também prepara a construção de uma ciclovia na Av. dos Municípios. O trecho compreenderá da madeireira JDV até a madeireira Campo Bom, ou seja, da Rua Leão, no bairro 25 de Julho, até a Presidente Vargas. A licitação para a realização da construção deste trecho de ciclovia está em andamento.

Secretário valoriza a obra de abertura de avenida

O secretário de obras Patrick Ruppenthal explica que a administração atua para oferecer melhorias na mobilidade urbana. “É uma obra que faz uma ligação importante no município e sabemos que apesar da cidade já contar com uma boa infraestrutura, ela ainda tem algumas ruas de chão batido e que precisamos atuar. Estamos priorizando, a princípio, as ruas que refletem em uma melhora mais significativa na mobilidade urbana. Claro que a intenção é fazer todas as ruas, mas infelizmente não conseguimos fazer todas de uma vez, então acabamos usando este filtro pelo que entendemos que vai melhorar o deslocamento das pessoas e a Avenida Luís Alberto Fett é um caso desses. Trabalhamos nesse sentido, de tentar melhorar e qualificar o deslocamento das pessoas”, disse. Ruppenthal explica ainda que a ligação vai beneficiar outros bairros além de Paulista e Rio Branco. “Essa é uma rua que já vem sendo pedida desde o início do mandato, só não tínhamos conseguido organizar a execução, mas como ela liga dois bairros, que são a Paulista e o Rio Branco, acaba encurtando caminhos. Faltava um trecho só dela para a abertura, então os moradores destes bairros e até de outros bairros que são depois do Rio branco, Santo Antônio, Santa Lúcia, vão poder utilizar esse caminho para chegar mais rápido ao Centro, então ela acaba encurtando o caminho de forma bem significativa”, justifica o secretário.

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Eder Zucolotto / Taylor Abreu