Campo Bom abre edital para comprar vagas da Educação Infantil na rede privada

Arquivo/JR

Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura de Campo Bom iniciará o período de credenciamento de escolas de educação infantil da rede privada para aquisição de vagas de Nível 1 a Nível 4. A necessidade de aumentar a oferta de vagas, a partir da rede privada, se originou em virtude das obras que acontecem em duas escolas de educação infantil da rede pública, o que obrigou a redução de turmas, e também o aumento da demanda, principalmente no período de pandemia. Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, a aquisição de vagas na rede privada também é uma forma de atender necessidades futuras. “Hoje nós já atendemos toda a comunidade com as vagas na rede pública, mas em junho nós teremos uma nova abertura de vagas, e a demanda sempre é grande, por isso decidimos pela compra de vagas”, explica. Segundo Simone, o edital prevê o mínimo de cinco vagas por escola da rede privada, mas a contemplação de todas as vagas a serem adquiridas ainda não está definida. “Nós não temos uma previsão, agora em junho, do tamanho da procura. Nós também temos algumas famílias que, neste momento, não aceitaram a vaga proposta pelo fato de ser longe do local onde residem e essas crianças também serão contempladas”, completa.
As reformas e obras de ampliação já em andamento nas escolas, garantirão, para os próximos anos, uma oferta maior de vagas. “Essa compra na rede privada pode ser temporária ou não, vai depender da demanda, mas o que faremos é atender a toda a comunidade”, finaliza.

Avanços da gestão

O prefeito Luciano Orsi cita a preocupação da gestão com a educação e as ações implementadas para garantir que toda a comunidade seja contemplada nessa área. “O município avançou muito em nossa gestão. Considerando as melhorias nos espaços educativos e ampliações em algumas escolas, aumentamos o atendimento em 317 novas vagas e ainda iremos ofertar mais 229 vagas com conclusão das obras EMEI Guilhermina Blos e Chapeuzinho Vermelho, e conclusão do anexo ao prédio da EMEI Estrelinha Azul”, pontua Orsi. “Logo que as conclusões destes espaços estiverem finalizadas, a Educação Infantil totalizará 546 novas vagas desde 2017”, finaliza o prefeito.

Importância da criança na escola para permitir o melhor desenvolvimento do cidadão

A pandemia e os cuidados com a disseminação do vírus obrigaram o fechamento de escolas e muitas crianças não mantiveram, por diferentes fatores, a rotina de estudos. Na visão da secretária Simone, a participação da escola na formação dos indivíduos é fundamental, motivo pelo qual também é fundamental a aquisição de vagas para que nenhuma criança esteja fora da escola. “Lugar da criança é na escola, desde o Nível 1 até o 9º ano, depois no ensino médio e na qualificação para o mercado de trabalho. Tudo isso é um compromisso da educação”, enfatiza Simone. “Essa é uma meta da gestão, uma preocupação do prefeito Luciano e nesses quatro anos queremos ofertar a todos essa oportunidade e faremos o possível”, acrescenta a secretária.

Fique por dentro

O ritmo de investimentos da Prefeitura de Campo Bom na área da educação prossegue, mesmo durante a pandemia. “Nós temos uma previsão de término das obras da EMEI Guilhermina Blos até agosto e da EMEI Chapeuzinho Vermelho até o fim de 2021. No mês de maio vamos iniciar a obra de ampliação da EMEI Estrelinha Azul”, explica a secretária.
Além das obras de ampliação em escolas, novas construções também estão no radar do município. “Também está prevista a construção de uma escola nova no bairro Firenze, com verbas do Governo Federal. Estamos finalizando essa licitação. Ainda pretendemos ampliar a EMEI Pastor Waldemar Ramão do bairro Santa Lúcia em uma nova área”, projeta a secretária Simone.