Campanhas de vacinação da gripe registram baixa procura

Prevenção | Campanha nacional segue até dia 26 de maio

Iniciada em 17 de abril, para todos os grupos que formam o público-alvo, a Campanha Nacional da Vacinação Contra a Gripe deste ano está registrando baixos índices de procura nos postos de saúde da região. A baixa procura foi registrada nos postos de saúde de Sapiranga e Campo Bom, principalmente entre crianças e idosos.

Sapiranga já recebeu do Estado dez mil doses da vacina, sendo que mais dez mil serão enviadas para fechar a meta de 20 mil pessoas imunizadas. A meta estipulada para 2017, de acordo com Daniele Rocha, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, passou de 80% para 90% de cobertura para os grupos prioritários. Com isso, a estimativa populacional para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para o Município é de 19.299 pessoas imunizadas. “É preciso ter consciência que a campanha é voltada apenas para estes grupos prioritários”, destaca a secretária municipal de Saúde, Janete Hess. No município, as vacinas podem ser feitas na Unidade Sanitária (das 7h às 18h30), UBS Centenário (das 7h às 18h), UBS São Jacó (das 7h às 13h), UBS Ferrabraz (das 7h às 13h), UBS Amaral Ribeiro (das 7h às 18h30), UBS São Luiz (das 7h às 18h30), UBS Vila Irma (das 7h às 18h), ESF João Goulart (das 7h às 18h30), ESF Oeste (das 7h às 18h30), ESF São Paulo (das 7h às 18h30) e ESF Morada São Luiz (das 7h às 18h30). As doses da vacina não serão disponibilizadas na UPA 24 Horas, na Unidade de Saúde Especializada (USE) e no prédio da Secretaria de Saúde (ao lado do Hospital).

Vacinas continuam em Campo Bom

Em Campo Bom, na última semana a Secretaria de Saúde contabilizava ter alcançado cerca de 25% da meta, que é de vacinar 15.972 pessoas no município até o dia 26 de maio. “O ideal é que já tivéssemos atingido 50% de nossa meta. Os índices são especialmente preocupantes nos grupos dos idosos e das crianças, dois grupos que contam com imunidade mais sensível. Acreditamos que por não termos casos registrados de gripe A na região a comunidade não esteja preocupada em procurar a proteção. Mas exatamente para não termos casos de gripe A na cidade é que pedimos que as pessoas se imunizem preventivamente”, enfatiza a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.

Segundo a secretária, todas as UBS fornecem a vacina gratuitamente aos grupos prioritários e de risco. A vacinação pode ser realizada no horário de atendimento das UBSs, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 17h, com execeção da Celeste e Paulista, que tem atendimento das 7h às 17h, e do Centro Materno Infantil, que é das 7h às 18h30.

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Campo Bom

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664