Campanha nacional de vacinação contra sarampo inicia nesta segunda-feira

Arquivo JR

Sapiranga – A partir desta segunda-feira, 7 de outubro, o Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. A imunização ocorrerá de forma seletiva para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País. “Convocamos a toda a comunidade dos públicos-alvo a participar da campanha”, conclama a prefeita Corinha Molling. A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas considerando períodos específicos para a mobilização da população para a vacinação. A primeira etapa envolverá crianças e a segunda etapa será destinada para adultos jovens (detalhes abaixo). Em ambas as etapas, serão realizados os “Dias D” de vacinação.

Os pais e responsáveis que levarem os filhos para receber a imunização devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro, exigência válida também para os adultos jovens que forem receber a imunização.

Etapas de vacinação
No período de 07 a 25 de outubro será realizada a primeira etapa de vacinação englobando as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O “Dia D de Mobilização Nacional” será em 19 de outubro. A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

No período de 18 a 30 de novembro será realizada a segunda etapa de vacinação destinada a adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O “Dia D de Mobilização Nacional” será em 30 de novembro. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.
As unidades de saúde do Município já possuem as doses para imunização e todas estarão abertas nos “Dias D de Mobilização Nacional”.

Sobre o Sarampo
Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

 

Fonte: PMS