Campanha do novembro azul movimenta Nova Hartz

A campanha Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além de combater a doença, a campanha também tem objetivo de quebrar o preconceito e incentivar homens a partir dos 50 anos a realizar exames preventivos regularmente. Além do câncer, a próstata pode ser afetada por outras duas doenças: a prostatite (inflamação) e a hiperplasia (aumento) prostática benigna (HPB).

Ao longo da campanha, algumas ações conscientizadoras serão realizadas e organizadas pela Secretaria de Saúde do município. Entre elas, uma caminhada, que ocorrerá no dia 25 de novembro, às 14h:00, com saída em frente a SMS, e procura engajar a comunidade em prol da prevenção ao câncer de próstata, bem como de combate ao preconceito na realização do exame. No dia seguinte, 26, uma palestra no Espaço Cultural Pastor Wartenberg irá abordar o tema, a partir das 19h:30, com o palestrante Dr° Rodrigo Rentz Fernandes.

A Secretaria de Saúde destaca que os exames PSA total e livre estarão disponíveis, então, procure sua unidade de saúde de referência. Cuide-se.

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e não apresenta sintomas alarmantes. Por isso, é importante ir frequentemente ao urologista para diagnosticar a doença no começo.