Campanha do Agasalho tem estratégia alterada devido à pandemia do coronavírus

Foto: Gabriel da Silva/PMCB

Campo Bom – O frio aos poucos já vem chegando, e com ele os problemas enfrentados por muitos que não tem condições de comprarem roupas e cobertores para se manterem quentes durante os dias mais gelados. Todos os anos os municípios realizam campanhas do agasalho afim de levantar doações para aqueles que passam maior dificuldade neste período do ano, mas com a pandemia do coronavírus a demanda vem aumentando e a solidariedade e os cuidados com a higiene se fazem ainda mais importantes.

Em Campo Bom, a ação ocorre no Ginásio Municipal, até esta sexta-feira,15. Luciane Taufer, coordenadora geral da Assistência Social, explica que diversas medidas estão sendo tomadas para impedir a disseminação da Covid-19 em um momento em que a solidariedade é essencial: “Todas as pessoas que estão trabalhando na seleção, descarte, reparos e lavagem das roupas estão fazendo uso dos equipamentos de proteção individuais como luvas, máscaras, bem como está sendo disponibilizado álcool gel”, além disso, Luciane conta que não foram colocadas caixas de coletas em estabelecimentos e órgãos públicos, pois as roupas podem ser vetores de contaminação.

Mais de 400 pessoas devem ser beneficiadas

A doação tem foco nos cadastrados pelo CRAS e CREAS, mas também será aberta para o restante da comunidade que precise. A coordenadora ainda afirma que a estimativa é de atender cerca de 400 pessoas, mas que por conta da pandemia este número pode ser muito maior.

Luciane ainda explica que são necessárias doações para todas as faixas etárias, especialmente roupas masculinas para adultos, crianças e adolescentes, além de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho, lembrando que devem estar em bom estado de uso.

Em Sapiranga, a forma como a campanha será realizada ainda é debatida entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, para garantir que o vírus não se propague, mas Jorge Borges, secretário da Assistência Social, já reforça a importância das doações: “Se para uma pessoa, uma peça de roupa de frio não faz falta, para uma família ou morador de rua pode significar a sobrevivência em uma noite de frio.”