Campanha do Agasalho mobiliza cidades do Vale do Sinos e Paranhana

Varal Solidário em Taquara Foto: Magda Rabie

As baixas temperaturas já começam a assustar antes mesmo da chegada do inverno, fazendo com que haja um aumento considerável de pessoas que necessitam de um auxílio maior do Poder Público.

 

Com isso, prefeituras das regiões do Vale do Sinos e Vale do Paranhana deram início à mobilização para arrecadar roupas e itens necessários para enfrentar o frio intenso.
Igrejinha deu início à sua Campanha do Agasalho ainda em abril e a encerrou no dia 15 de maio. De acordo com a prefeitura, as doações recebidas são destinadas aos lares assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela ação de alcançar um número maior de pessoas. Cerca de 200 famílias são atendidas por mês nos locais. As próprias pessoas buscam as doações, fazendo com que a realização do ato de solidariedade seja feito para elas.

Com a Campanha de 2022 intitulada “Doe Amor”, a maior procura no município foi por roupas masculinas, de crianças e bebês, além de mantas, cobertores e calçados.
Nova Hartz também mobilizou sua população em prol dos que não possuem condições. Com o slogan “Com solidariedade e amor, é possível transformar frio em calor”, o município verificou que a maior necessidade são agasalhos e cobertores. A Administração pede que as roupas doadas estejam em bom estado e informa que os pontos de entrega das doação são na prefeitura e no CRAS.

Em Sapiranga e Taquara as Campanhas também ocorrem durante o mês de maio.

Ação em Sapiranga

A Cidade das Rosas também se juntou ao ato solidário e deu início à sua Campanha do Agasalho na última quarta-feira (25).
Com o tema “Novas histórias para suas roupas”, a ação de 2022 tem como objetivo garantir que famílias sapiranguenses não sofram com o frio neste inverno.
A prefeitura pede que a população priorize as doações de roupas e calçados de inverno, meias e cobertores, em bom estado para uso.

Pontos de entrega de doações em Sapiranga chegam a 19

Organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Campanha do Agasalho já acontece. De segunda a sexta-feira, as doações podem ser feitas na Secretaria, na Avenida 20 de Setembro, 3066, Centro, das 12h30 às 18h30, ou nos outros 18 pontos de coleta de doações distribuídos em bairros do município:

Prefeitura – Avenida João Corrêa, 793 – Centro
Biblioteca Municipal – Avenida João Corrêa, 808 – Centro
Physical Academia – Rua da Gávea, 267 – Centro
CREAS – Rua Genuíno Sampaio, 225 – Centro
USE – Avenida 20 de Setembro, 4934 – 7 de Setembro
Escola Duque de Caxias – Avenida João Corrêa, 1364
UNoPAR – Avenida 20 de Setembro, 3550 – Centro
Loja Loni – Avenida 20 de Setembro, 4980 – Sete de Setembro
Rissul – Avenida 20 de Setembro, 3358 – Centro
Macro Mix – Avenida Antão de Farias, 961 – Centro
Centro de Cultura – Rua Sete de Setembro, 766 – Centro
Unicalce – Rua Carlos Biehl, 70 – Loja 16 – Centro
Elemento Básico – Avenida 20 de Setembro, 3770 – Centro
Divina Terra – Rua Sete de Setembro, 372 – Sala 107 – Centro
Clip – Rua Sete de Setembro, 140 – Centro
Zafira – Avenida 20 de Setembro, 6272-6356 – Centro
Tri-jóia – Avenida João Corrêa, 840 – Centro
Super Centenário – Rua Duque de Caxias, 1292 – Centenário

Já a distribuição para os moradores ocorre a partir do dia 22 de junho, conforme as datas abaixo.

22 de junho – Secretaria Municipal de Assistência Social
29 de junho – CRAS Amaral Ribeiro
6 de julho – CRAS São Luiz
20 de julho – Secretaria Municipal de Assistência Social
27 de julho – do CRAS Amarsl Ribeiro
2 de agosto – CRAS São Luiz
17 de agosto – Secretaria Municipal de Assistência Social

A Campanha do Agasalho de 2022 chega ao fim dia 17 de agosto.

Varal Solidário é aberto para comunidade em Taquara

Destinado à doação de roupas, cobertores e calçados à população, o Varal Solidário de Taquara está aberto para os moradores da cidade que necessitam de agasalhos para enfrentar a estação mais fria do ano.
Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, a Campanha segue até agosto e a população terá acesso ao que está disponível para doação nas terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, no antigo endereço da Secretaria, na Rua Ernesto Alves, 2785, Bairro Jardim do Prado. Pessoas carentes podem retirar as doações nas quartas-feiras.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, no local há uma grande quantidade de roupas femininas e poucas masculinas para doação.
“Vale lembrar que o público de pessoas em situação de rua no Município é majoritariamente masculino. Portanto, também pedimos para que a comunidade nos ajude nesse sentido”, comentou ele, que ressalta também que há poucas mantas e cobertores à disposição.
Para retirar os agasalhos é necessário se identificar para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e, em seguida, o morador pode escolher as roupas e itens que desejar.
Cada taquarense pode retirar até 15 peças, sendo até quatro roupas de lã e um casaco.