Campanha de vacinação contra Gripe A deve começar dia 25 no Estado

Mobilização | Dia D da campanha será no dia 30 de abril, um sábado

Região – Com os casos de Gripe A no Estado do Rio Grande do Sul surgindo mais cedo neste ano, a Secretaria do Estado também planeja iniciar sua campanha de vacinação mais cedo: a mobilização, que começaria dia 30 de abril, deve ter início no dia 25 deste mês, tendo o dia 30/04 como seu Dia D e indo até o dia 20 de maio.

O público-alvo da campanha é formado por crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e puérperas (mães no pós-parto), idosos e pessoas com doenças crônicas. No Rio Grande do Sul, são mais de 3,5 milhões de pessoas que se encaixam nas categorias. Em Sapiranga, são cerca de 19 mil pessoas dentro destes grupos.

O maior problema da influenza são as complicações, como otites e pneumonias. Para o tratamento em tempo adequado, a recomendação é de que ao sinal de sintomas (como febre e dores nas articulações), a pessoa procure atendimento médico.

Onde conseguir a vacina

– A vacina estará disponível nos postos de saúde gratuitamente para o público-alvo. Em Sapiranga, será possível fazer a vacina na Unidade Sanitária, nas UBS Centenário, São Jacó, Ferrabraz, Amaral Ribeiro, São Luiz, Vila Irma, João Goulart, Oeste, São Paulo e Morada São Luiz.

– Em Campo Bom, a vacina será fornecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacinação será realizada no horário normal de atendimento das UBS, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 17h, com exceção dos bairros Celeste e Paulista, onde o atendimento acontece das 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

– Índigenas também recebem doses, diretamente nas aldeias, assim como os detentos do Estado, devido aos altos índices de doenças respiratórias.

Crédito da foto: Emily Schwan

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664