Caminhos mais distantes sem construção de pontes

Região – Duas pontes – uma na divisa de Araricá com Nova Hartz e outra na divisa de Novo Hamburgo com Campo Bom – aumentam as distâncias e atrasam o desenvolvimento regional do Vale do Sinos.
A ponte da Av. dos Municípios é uma novela que se arrasta há mais de 25 anos e nenhum governo (do PT, PMDB ou do PSDB), conseguiram iniciar. Entre Araricá e Nova Hartz está outra pedra no sapato dos prefeitos Sergio Machado (PMDB) – que foi vice-prefeito arariquense entre 2008 a 2012 e Arlem Tasso (PT) que durante o mesmo período, foi secretário de Educação dos nova-hartzsenses.
Pelo lado do governo do Estado, principalmente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), ainda não há previsão de quando a rede de alta tensão que cruza a Av. dos Municípios será retirada. Para isso ocorrer é necessário que o Daer contrate uma empresa – o que ainda não ocorreu e não existe prazo para tal medida.
Por outro lado, a obra da ponte da Rua 2 de Dezembro, pode estar saindo do papel, se depender da vontade dos prefeitos de Araricá e Nova Hartz.
Araricá articula obra
>Conforme o secretário de Planejamento de Araricá, Luciano Alves da Silva, a antiga estrutura será demolida, e a tendência, é de que o local ganhe uma galeria pré-moldada. “Nossa intenção é construir uma galeria que terá aproximadamente 14 estruturas de um metro de comprimento por três metros de largura. É provável, que em 30 dias, tenhamos novidades sobre a execução do projeto”, cita Luciano.
Daer não se posiciona sobre ponte da Avenida dos Municípios
Até o fechamento desta edição, o Estado não havia respondido os questionamentos da reportagem sobre a obra da ponte da Avenida dos Municípios.  
Já a ponte da divisa entre Araricá e Nova Hartz também enfrenta um impasse relacionado ao custo. Araricá possui um orçamento de 88 mil reais para a obra. Mas, Nova Hartz, sinaliza com a pretensão de optar pela engenharia atual da ponte, com muro de contenção nas margens e um tabuleiro de concreto armado na parte superior. Outra articulação que precisa ser superada é o licenciamento da obra.