Câmaras de Vereadores investem em transmissões de suas sessões ao vivo

Pela Internet | Eleitor agora tem mais um meio de acompanhar o trabalho de seus representantes

Região – Uma comodidade simples, mas que traz muitos benefícios ao cidadão que busca acompanhar a atuação dos vereadores em seu município. A transmissão ao vivo de sessões das Câmaras de Vereadores, que em Campo Bom já ocorre há dois anos, funciona via internet, e deixa a sessão disponível para os eleitores conferirem as reuniões dos parlamentares, mesmo depois do final de cada sessão.

Em Sapiranga, a novidade iniciou no último mês, desde a sessão realizada em 6 de março. O sistema na Câmara de Vereadores sapiranguense conta com três câmeras para a transmissão, disponível no YouTube.

Sessões no YouTube

– Nas Câmaras de Vereadores de Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga, os vídeos são disponibilizados via YouTube, e o link é postado nos sites das Câmaras.

– Em Campo Bom, as transmissões das sessões agora contam com tradução simultânea por LIBRAS, a Linguagem Brasileira de Sinais.

Transmissões ao vivo e futuro voto eletrônico em Nova Hartz

No município de Nova Hartz, a implantação da transmissão ao vivo das sessões já ocorre desde a primeira sessão do ano de 2017 dos parlamentares nova-hartenses, em 13 de fevereiro. A iniciativa é do mandato de Juliano Borges Peres (PP), que neste ano é o presidente da Casa.

“Estamos com o sistema instalado, e através do site da Câmara, o morador pode encontrar o link para o vídeo do YouTube. São duas câmeras no nosso sistema, mas no momento apenas uma está atuando, pois tivemos alguns problemas técnicos com a outra. Chegamos a estudar a possibilidade de contratar uma empresa para filmar e transmitir as sessões via Facebook ou até mesmo via rádio, mas da forma que estamos fazendo, há mais economia”, diz Juliano. Na cidade, há um convênio firmado para digitalização do processo legislativo. “Também iremos, em breve, instalar o voto eletrônico, que é outra forma de ver a atuação dos vereadores”.

Araricá terá transmissões de sessões a partir do dia 11/4

O presidente da Câmara de Vereadores de Araricá, Oseas Garcia (PSDB), conta com satisfação que a instalação do sistema para transmissão das sessões ao vivo já está em andamento. “Estamos instalando o sistema nessa semana. Será uma câmera, já que temos um plenário pequeno. Fechamos com uma empresa de São Leopoldo, o mesmo pessoal que fez a instalação em Sapiranga”, explica Oseas. Como a instalação ocorre nesta semana, a próxima sessão, do dia 11 de abril, já deve contar com a transmissão ao vivo.

“Conseguimos um preço bem acessível, para uma novidade que trará mais transparência e assim poderemos estreitar nossos laços com a comunidade, em algo que é inédito para Araricá”, valoriza o presidente.

Crédito da foto: Câmara de Vereadores/Sapiranga

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664