Câmara de Vereadores totalmente sustentável em Campo Bom

DCIM100MEDIADJI_0032.JPG

Campo Bom – Uma edificação pública 100% sustentável se torna realidade em Campo Bom . O prédio do Legislativo da cidade terá sua necessidade energética totalmente suprida a partir de 112 módulos para geração de energia fotovoltaica. A inauguração acontece hoje, quarta-feira, 21, às 18h.

Para a instalação dos módulos está sendo utilizado um espaço de 220m², de uma área total de 624m². A capacidade instalada permitirá que sejam gerados 40kWp (watt de pico), sendo que no início serão gerados 37kW.

O contrato com a empresa D.M.S. Engenharia Elétrica, que já atua em outras obras do mesmo estilo por todo o país, foi assinado no final de julho deste ano, porém devido a atrasos na liberação do projeto junto a concessionária de energia RGE Sul, as obras iniciaram apenas em final de setembro.

Economia anual supera 60 mil

A obra completa custará R$154.554,30, com pagamentos divididos em cinco parcelas, pagas conforme o andamento dos trabalhos. O prédio será 100% sustentável e a economia anual deve superar os R$ 60 mil. Assim, em aproximadamente dois anos e quatro meses, o custo será totalmente pago.

Presidente Victor Souza comenta

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom, Victor Souza, valoriza o trabalho, lembrando que as práticas de sustentabilidade sempre foram defendidas por ele.

“A sustentabilidade e as práticas de economia sempre acompanharam minhas atividades de parlamentar, inclusive como membro do ComitêSinos e do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. Comecei a pensar em energia fotovoltaica quando conheci um projeto de uma escola do Rio Grande do Norte e desde então coloquei como meta principal essa obra quando tivesse a oportunidade de presidir o Legislativo. Ser a primeira Casa Legislativa do país a gerar 100% de sua própria energia é algo inexplicável e estou realizando um sonho, deixando um legado sem precedentes para a comunidade de nossa cidade. É mais um movimento de pioneirismo que Campo Bom está sendo protagonista. Cheguei a perder o sono quando o projeto demorou para ser liberado, mas hoje, com tudo quase finalizado, me sinto extremamente realizado” destacou.

Texto: Sabrina Strack
Fotos: Arquivo JR e Câmara de CB