Dia a dia Entretenimento Política

Câmara de vereadores de Sapiranga realiza sessão no Acampamento Farroupilha


  •   
  •  

Sapiranga – Na noite desta terça-feira (18), foi realizada sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Sapiranga, no pavilhão dos CTGs. O evento teve início às 19h e fez parte das atrações do Acampamento Farroupilha, no Parque Municipal do Imigrante, reunindo centenas de pessoas.

Neste ano, a sessão cedeu espaço para homenagear os cavalarianos que percorreram à cavalo aproximadamente 550km, de Iraí até Sapiranga, carregando a chama crioula. A cavalgada que era planejada desde junho teve duração de 16 dias, e finalizou no dia 8 deste mês, quando os cavaleiros chegaram até o Parque do Imigrante para realizar abertura do Acampamento Farroupilha.



Carlos Alberto Moser, cavalariano e integrante da guarda de honra da chama crioula

“O pessoal sai daqui com o sentimento de dever cumprido, completamos a tarefa. Ela pode parecer tranquila, mas por dia são percorridos 40 km, sete horas cavalgando. Os cavalarianos deixaram suas famílias, esposas, filhos, netos em casa, para demostrar civismo, gauchismo e completar esta cavalgada. Conseguimos chegar aqui sem nenhum percalço com os cavaleiros e os cavalos, então a empreitada foi um sucesso,” comemora Carlos Alberto Moser.

 

Após a fala de Moser, foi a vez da prefeita Corinha Molling comentar o evento e agradecer os participantes e idealizadores, além de mencionar próximos eventos no município.

Corinha Molling, prefeita de Sapiranga

“Acho que é o minimo que a Administração Municipal pode fazer para que possamos continuar e perpetuar esta grande tradição. Este acampamento tem o apoio das senhoras e senhores vereadores, e ocorre de maneira transparente e com calma. As famílias vem aqui dançam, comemoram e se divertem muito. Para nós é uma honra, agradecemos a segurança, pelas pessoas que estão aqui, que estão fazendo este evento acontecer, pelo nosso senhor que está no céu. Nós estamos aprontando a pista de skate para outro grande evento e agradecemos. Que Deus esteja com as famílias de Sapiranga, do Rio Grande do Sul e do Brasil,” agradece a prefeita de Sapiranga.

Depois dos agradecimentos da prefeita, tiveram início as entregas de quadros com certificados de homenagem de mérito aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e a Guarda de Honra da Chama Crioula, ou cavalarianos.

Entre os Centros de Tradição Gaúchas (CTGs) homenageados, estavam o CTG Galpão Sentinela Do Pago, representado pelo patrão Assis da Silva Ribas, o CTG Desgarrados da Querência, representado pelo patrão Marcos Schroeder e patroa, e o CTG Pedro Serrano, representado pelo patrão Jadir Goulart e patroa.

Dos cavalarianos, também denominados como a Guarda de Honra da Chama Crioula, os homenageados foram Carlos Alberto Moser, Cesar Luis Barboza, Elio Paulo Nicola, Ernesto Bortoli, José Ademir Kaefer, José Dias Portal, Sergio Luis Atanasio de Almeida, Jurandir Humberto da Cruz e Airton  José Krewer.


Ao finalizar as entregas, foi a vez da jovem Luisa tomar o microfone para declamar a poesia “Mascate da esperança”, de Joseti Gomes. Luisa já possui em seus currículo mais de 80 troféus, e é a responsável por levar o nome de Sapiranga para as competições em que participa.

 

 

Ao fim das homenagens e apresentação, a sessão teve início sob o comando do presidente da Câmara, José Ambrósio Balardin (PTB), que anunciou sua abertura e solicitou sorteio manual para ordem de fala, com cinco minutos de duração.

O primeiro vereador a se pronunciar foi Leonardo Braga (PSDB), que falou sobre a importância de resgatar valores gauchescos, cívicos e de patriotismo, inclusive com as horas cívicas nas escolas, pois em sua visão, este valores carecem na sociedade, principalmente em meio aos jovens. Leonardo foi seguido pelos demais vereadores com falas que seguiram durante a noite da sessão extraordinária da Câmara.

Confira as fotos das homenagens e da sessão extraordinária

Texto e fotos: Taylor Abreu

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 38
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse