Câmara de Sapiranga recebe equipe da Corsan para reunião sobre rede de esgoto

 Sapiranga – Na última sexta-feira, dia 8, a Câmara de Vereadores de Sapiranga recebeu equipes de colaboradores da Corsan para uma reunião a respeito da rede de tratamento de esgoto. A pauta do encontro foi a cobrança da tarifa de disponibilidade de rede de esgotos que deve ser realizada nos próximos meses.

 

A rede em questão fica no bairro Sete de Setembro e já está concluída. Agora cabe aos moradores fazer a ligação da residência com a rede de esgoto que passa na rua. A tarifa pela disponibilidade da rede de esgoto, prevista na lei do Saneamento desde 2007, foi regulamentada e agora é obrigatória. Os imóveis situados em rua que possui rede de esgoto em operação, mas que não estejam conectados passarão a pagar pela disponibilidade. Neste sentido, a Corsan inicia agora no mês de outubro um trabalho de esclarecimentos e conscientização junto aos moradores.
Além da responsabilidade ambiental e da valorização do imóvel que possui a ligação na rede de tratamento, a Corsan disponibiliza uma série de vantagens para o consumidor que optar por fazer a ligação antes da cobrança automática pela disponibilidade.
Quanto mais cedo o usuário optar pela ligação da residência com a rede da rua, mais prazo ele terá para começar o pagamento e também maior o percentual de desconto. Por exemplo, ao realizar a instalação e solicitar a vistoria até 30 dias após a notificação, o usuário terá 180 dias para começar a pagar a tarifa e 75% de desconto na ligação. As vantagens são regressivas e não haverá prazo nem descontos na ligação de esgoto após 120 dias da notificação.
Caso o munícipe perca o prazo de quatro meses, e comece a pagar a taxa pela disponibilidade de serviço, ainda será possível solicitar a ligação e ter até 50% de desconto, mas somente sobre a tarifa.

Conscientização para a importância do serviço

Nas próximas semanas, equipes da Corsan visitarão cada uma das 402 residências que compreendem a área da rede de esgotos no bairro Sete de Setembro. O trabalho é de conscientização sobre a importância de realizar a ligação e as vantagens oferecidas para quem cumprir os prazos. “A questão ecológica, como que se faz essa conexão, a parte de valores, tudo vai ser explicado em cada residência pelas quais estivermos passando nesse período”, salienta Clara Michelon, técnica da Corsan. A representante da Superintendêcia Comercial (Sucom), Luise Cardoso, fala sobre as vantagens. “São vários incentivos para o usuário até porque tem a questão da importância do meio ambiente, mas também temos benefícios financeiros”, destaca.

Encontro para tirar dúvidas

Leandro Costa, presidente da Câmara.

“Chamamos a Corsan aqui para que eles pudessem nos explicar de uma forma técnica o que vai ser feito, para que nós, vereadores, possamos atender bem a sociedade”.

Clara Michelon, técnica social da Corsan.

“A ideia é passar a importância de fazer a conexão e de tratar o esgoto, o que vai trazer mais qualidade de vida e desenvolvimento para a cidade”.

Luise Cardoso, representante da Sucom.

“A cobrança da disponibilidade, é a cobrança de um esgoto não conectado, ou seja, vale muito mais a pena a pessoa se conectar porque ela vai ter vantagens”.