Câmara de Araricá amplifica o processo de transparência nas licitações públicas

Araricá – A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores presidida por Jordana de Lima, do Republicanos, ampliou a transparência dos atos administrativos no Legislativo. Depois de derrubar um veto sobre o projeto de lei que estabelece a necessidade da transmissão das licitações no âmbito da Prefeitura e da Câmara pela internet, em junho, quatro meses após a lei entrar em vigor, o Legislativo foi o primeiro órgão público a transmitir uma licitação.
Para a presidente, Jordana de Lima, os gestores públicos também necessitam caminhar para a digitalização e a conectividade com o mundo virtual. “Nossa Câmara estava bem antiga nos processos e utiliza muito papel. Visitei outras Câmaras de outros municípios e todas elas são informatizadas. Todas possuem ou notebook ou tablet, tudo feito pelo telão o pessoal vai acompanhando e aparecendo o que está em debate. Estamos caminhando cada vez mais para essa modernidade. A minha intenção foi de adquirir os tablets e também se modernizar. Por isso, organizamos a licitação, que foi a primeira da história do município a ser transmitida pela internet”, destaca a vereadora.
Por trás da digitalização e informatização dos processos internos da Câmara também está uma preocupação com a diminuição do uso de folha de papel. “Usamos muita folha de ofício e sabemos do prejuízo que isso impacta ao meio ambiente”, pondera.

Recurso público precisa ser bem gerenciado

Jordana argumenta que a necessidade de transmitir as licitações vai ao encontro do bom gerenciamento do recursos público. “Nosso intuito é que a Prefeitura também transmita as licitações, pois gerenciamos o dinheiro público, que não é da Câmara, do prefeito ou dos servidores. Ele é da população. Então, nós que administramos esses recursos temos que ser o mais transparente possível. E, porque não transmitir uma licitação e permitir que a população participe dos processos de gestão pública que fazemos?”, questiona a presidente.
Jordana explicou que está muito feliz por estar no cargo de presidente da Câmara e ter realizado a primeira licitação on-line de Araricá. “São poucos os municípios que transmitem suas licitações, espero que o município faça a adesão e transmita as suas licitações”, projeta.