Calçados Beira Rio S.A. é destaque na categoria Avanço Global do 50º Prêmio Exportação RS

Porto Alegre –  Em um evento realizado na noite desta quinta-feira, foi feita a entrega do 50º Prêmio Exportação RS.  O reconhecimento é uma iniciativa de entidades incentivadoras e que premia as empresas que se mantêm em crescimento, independente do cenário econômico nacional ou internacional. Nesta edição, o destaque na categoria Avanço Global foi a Calçados Beira Rio.  Membros da diretoria estiveram presentes na premiação e  comentaram alguns aspectos que contribuíram para essa conquista.

A diretora Comercial e Marketing, Maribel Silva, destacou que as marcas da Beira Rio são globais  e uma das estratégias é respeitar a cultura de cada local.  “A Calçados Beira Rio é conhecida mundialmente pela qualidade e design dos seus produtos e, com isso conseguiu que tivéssemos marcas fortes. A nossa estratégia principal foi levar as nossas marcas para o mundo, todas elas de um forma pensada onde nós tivemos o cuidado com a cultura local, as sazonalidades (…). Para que realmente os consumidores sejam atraídos por uma moda pensada com estratégia e fabricada com muita qualidade aqui do Rio Grande do Sul para o mundo.

A foco na expansão também foi decisivo para o prêmio Avanço Global.  “Nós somos uma empresa genuinamente gaúcha, todas as nossas fábricas ficam aqui no Rio Grande do Sul. Inauguramos recentemente em Candelária, nossa unidade número 11, na questão da expansão, focamos nisso dentro do estado e nós nunca paramos de investir, sempre inovando. Somos uma empresa que exporta para 95 países, a maioria na América Latina, constantemente estamos construindo, crescendo, a expansão nos resultou, neste ano em um crescimento de 50% com relação à 2021”, destacou o diretor Administrativo e Financeiro, Clóvis Gruhlke.

A Beira Rio mantém uma equipe técnica focada no desenvolvimento dos seus produtos, para que eles possam atingir o máximo de pessoas encantando pela beleza e qualidade. Para isso várias questões recebem atenção especial, como destaca o diretor de produto, Andrei Utzig. “É uma satisfação muito grande estar recebendo esse prêmio, a empresa vem muito forte nessa questão de pesquisa, de produto, justamente para conseguirmos atingir essa abrangência de produtos, buscando atingir todos os mercados. Por exemplo a questão de clima, no sul um clima mais frio, no nordeste um clima mais quente e da mesma forma no mundo todo. Então viemos cada vez pesquisando mais, trabalhando com os nossos analistas em unidades de ação pra justamente atender toda a parte de calçados no mundo todo”. 

Todo o reconhecimento que a empresa recebeu foi dedicado aos seus colaboradores que são uma força do nome Beira Rio e, para que se mantenha essa relação, o investimento em maquinário é constante. “A empresa sempre prima pela qualidade do seu produto através de um bom desenvolvimento técnico, mas buscando, principalmente, uma fábrica moderna, com tecnologia hoje com uma das estruturas mais avançadas do Brasil, pode ser dizer do mundo. Procuramos todo anos renovar os equipamentos, investindo em tecnologias que priorizam a simplificação e facilidade na hora do trabalho. Temos 70% de mão de obra feminina e buscamos focar nesse quesito de ter uma linha de produção simplificada e que facilite o trabalho”, ressaltou João Henrich,  diretor Industrial da Calçados Beira Rio.

A Beira Rio está em 95 países e o destaque em Avanço Global no 50º Prêmio Exportação RS caminha também pelos novos mercados conquistados, em 2021, pela empresa: Haiti, Nigéria, Estônia, Gana, Nova Caledônia, Senegal, Itália e Espanha. Entre os produtos mais exportados estão o consagradíssimo scarpin – linha 1184 – da Vizzano, com mais de meio milhão de pares. Outro sucesso, as sapatilhas da Moleca calçaram aproximadamente 1 milhão de mulheres pelo mundo. E as construções fechadas e de salto anabela da Modare Ultraconforto, outro best-seller, atingiram 300 mil pares vendidos.