Calçadistas em luto: Campo-bonense fundador da Ortopé, Horst Ernest Volk, falece aos 86 anos

Região – Faleceu aos 86 anos, o ex-deputado e ex-interventor federal de Gramado, Horst Ernest Volk. Volk notabilizou-se como empresário do ramo calçadista, e em Gramado, fundou a Calçados Ortopé, que se transformaria em uma das maiores indústrias do setor na América Latina. Horst estava internado no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, para tratamento pela queda no número de plaquetas. O velório será realizado na Câmara de Vereadores do município, a partir das 13 horas de hoje. A Prefeitura de  Gramado decretou luto oficial de três dias. Casado e pai de quatro filhos, desde a infância Volk teve a sua vida ligada ao ramo calçadista. Seu pai era empregado de uma indústria de calçados em Campo Bom e, em seguida a família se transferiu para Sapiranga, onde seu pai passou a ser empresário calçadista. Em Sapiranga a família permaneceu por quatro anos, transferindo-se para a cidade de Gramado no ano de 1952.

 

Natural de Campo Bom, Volk mudou para Gramado aos 18 anos, em 1952. Recebeu do pai, Ernest Volk, a missão de abrir uma filial da empresa de calçados da família, a E. Volk & Filhos, que deu origem aos Calçados Ortopé, empresa que foi o motor econômico regional durante mais de três décadas. Além da contribuição econômica, a Ortopé fomentou eventos e atividades sociais de Gramado, contribuindo financeiramente por muitos anos com o Festival de Cinema e na reforma do Cine Embaixador, que passou de 650 lugares para 1.050 acentos.

 

O legado de Volk, no entanto, extrapolou as fronteiras empresariais. Ele participou ativamente da vida política e social de Gramado. Em 1963, foi eleito vereador. No governo militar, foi nomeado interventor federal em 1969. Na gestão de Horst na Prefeitura de Gramado, foi criado o Festival de Cinema, em janeiro de 1973. Depois, em 1982, foi eleito deputado estadual. Em 1983, foi secretário estadual de Turismo no governo de Jair Soares.

 

Fonte: Correio do Povo