Cães vítimas de maus tratos são resgatados em Sapiranga

Sapiranga – Cinco cães vítimas de maus tratos foram resgatados nesta terça-feira, 12 de fevereiro, no Centro de Sapiranga.

A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Brigada Militar, a partir de um pedido protocolado na Prefeitura e denúncia registrada na Delegacia de Polícia por uma moradora da cidade.

Os animais se encontravam em estado de desnutrição, estavam sem comida, água e tomados por pulgas e carrapatos, sendo que um deles apresenta quadro neurológico de cinomose e não se mantinha em pé.

Ao todo, seis cães eram mantidos em situação de maus tratos. Um deles fugiu no momento do resgate. Os outros cinco foram recolhidos e encaminhados para o CCZ e o que está com cinomose, para não haver contaminação aos outros cães do CCZ, foi para um lar temporário.

Todos eles estão em processo de recuperação, para posteriormente serem castrados e colocados à adoção. Conforme a veterinária responsável pelo CCZ, Simone Pillatti, a Prefeitura só pode verificar esses locais via pedido realizado no Protocolo e a Brigada Militar que foi acionada por um Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado por uma moradora.

Adote um cão adulto do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sapiranga está com capacidade máxima de cães internos e por isso pede a sensibilidade da comunidade para adoção dos animaizinhos. Há muitos cães adultos a espera por um lar. Cães adultos se adaptam rapidamente ao novo lar, têm dentes já formados (o que evita destruir objetos da nova casa) e comportamento já definido, por isso são mais calmos que filhotes. Além disso, a maioria das  pessoas procura por filhotes para adoção, por isso cada dia diminuem as chances de um cão adulto ter uma família e de não conhecer o que é o amor.

Quem deseja adotar um animalzinho pode entrar em contato pelos telefones 3959-1056 e 3959-1057 e pelo e-mail vig.sanitariasapiranga@hotmail.com.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS