Cães e gatos têm atenção especial em Campo Bom

Foto: Gabriel da Silveira/ PMCB

Campo Bom – Entre consultas, castrações e pequenos procedimentos, o Centro Municipal de Recuperação e Bem-Estar Animal (Cempra), já realizou mais de 860 atendimentos desde sua fundação, em 2019. Somente neste ano, já passa de 330 o número de castrações sendo que a média mensal é de 60, além de 25 consultas e pequenos procedimentos.

O Cempra conta com médico veterinário e auxiliar de veterinária, furgão e caixinhas para transporte de todos os portes de animais que são buscados no local solicitado para evitar o trânsito de pessoas em decorrência da pandemia do coronavírus.

Podem ser atendidos animais em situação de rua, pets comunitários, vítimas de maus-tratos ou de famílias que comprovem baixa renda. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Jeferson Timm, também há o cuidado de não misturar gatos e cães na sala de recuperação para que não fiquem estressados. “Por isso, cães são recebidos nas segundas, quartas e quintas-feiras, enquanto que gatos são atendidos nas terças-feiras. Além disso, todos os animais que passam pelo Centro são fichados com todos os dados, como nome, peso, raça, cor, porte além de uma foto”, explica o secretário.

Ele acrescenta que, conforme uma exigência do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul, em cada animal castrado no Cempra é implantado um microchip com um número de série que ajuda na identificação e tem o tamanho de um grão de arroz implantado nas costas do pet. É importante lembrar que o município não tem canil, mas sim uma casa de passagem em que o pet fica até estar recuperado e poder voltar ao seu local de origem ou ser encaminhado para adoção.

Como ser atendido

Todos os atendimentos são feitos mediante agendamento. O morador deve entrar em contato com o Cempra por meio do fone/WhatsApp: (51) 99668-8549 e será orientado a abrir protocolo nos guichês seis e oito do Centro Administrativo. São necessários os documentos de RG, CPF e comprovante de residência do tutor. Beneficiários de programas sociais devem apresentar comprovantes, como a tarifa social de energia elétrica, cartão do Bolsa Família e cartão de transporte público, no caso dos idosos. Aposentados devem levar o demonstrativo do benefício. Quem não participa de nenhum programa social precisa aguardar em fila de espera para ser atendido.

Fonte: PMCB