Busca de recursos para a UTI Neonatal operar pelo SUS em Sapiranga

Verbas | Mesmo com o credenciamento, Hospital precisará de complementos de recursos junto ao Estado

Sapiranga/Região – A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal de Sapiranga está atendendo aos pequenos pacientes desde janeiro deste ano, porém, o Hospital Sapiranga continua em tratativas para conseguir operar a Unidade em sua capacidade total. Isso porque a Casa de Saúde aguarda, desde julho do ano passado, o credenciamento da UTI Neonatal no SUS junto ao Ministério da Saúde.

Desde 23 de janeiro, a UTI Neonatal está em funcionamento, mas com quatro dos dez leitos da Unidade, em função de ainda aguardarem o credenciamento no SUS. Na última semana, a Diretoria do Hospital se reuniu em Brasília (junto do deputado federal Renato Molling – PP), com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, para tratar da questão. Segundo o secretário, todas as exigências foram atendidas e o processo está pronto para habilitação – porém, estão estudando de onde virá o recurso para este incremento no orçamento.

Com o credenciamento, a tabela do SUS prevê uma diária de R$ 472,00, sendo que, no caso do Hospital Sapiranga, para o credenciamento de 6 leitos haveria um repasse de aproximadamente R$ 76.000,00 por mês.

UTI é referência na região

Embora seja bastante variável, por se tratar de um setor que atende pacientes com alta permanência, a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal de Sapiranga fica, em média, com quatro pacientes internados por mês. A Unidade já recebeu pacientes dos mais diversos municípios. Além de recém-nascidos de Sapiranga, a UTI já serviu, desde de janeiro, de referência para recém-nascidos de cidades como Campo Bom, Novo Hamburgo, Taquara, Igrejinha, São Leopoldo, Travesseiro, Arroio do Meio e Palmeiras da Missões.

De acordo com Elita Herrmann, administradora do Hospital Sapiranga, a direção do Hospital aguarda a habilitação por parte do Ministério da Saúde, para que possam oferecer esses serviços também através do SUS. “´É muito difícil de administrar as situações do dia a dia, onde temos partos de prematuros ou com doenças que necessitam de internação em UTI Neonatal, porém não conseguimos internar esses recém-nascidos sem o credenciamento”, diz.

Com o credenciamento, Hospital buscará complementação de recursos junto ao Estado

Para a administradora, a identificação da equipe com as famílias se intensifica devido ao grande número de partos realizados por ano na Casa: são 1600 partos por ano, sendo mais de 50% destes pelo SUS.

Por fim, Elita Herrmann ressalta que, após a Habilitação por parte do Ministério da Saúde, o Hospital terá que buscar por complementação destes recursos junto ao Governo do Estado. “Pois o valor de repasse da tabela cobre apenas um terço dos custos com estes serviços e não será possível manter um serviço de qualidade com este déficit”, avalia a administradora da Casa de Saúde.

Uma das lideranças que vem trabalhando desde o ano passado para obter a liberação do credenciamento da UTI Neonatal é o deputado estadual João Fischer (o Fixinha, do PP). “A UTI Neonatal em nosso hospital é fundamental para salvarmos vidas não apenas em Sapiranga, mas em toda a região, ampliando o serviço na área de Saúde para todo o Vale. Seguimos nesta luta junto ao Estado e à União”, disse o deputado.

Crédito da foto: Adriana Severo

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664