Brigada Militar recebe homenagem de municípios pelos seus 180 anos

Sapiranga – Os 180 anos da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram lembrados nesta segunda-feira (23), com uma solenidade especial promovida pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS).

O ato, no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, contou com os principais comandantes, que receberam homenagens em nome do Comando Geral da BM do RS, Comando Regional de Policia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos, 3.º BPM de Novo Hamburgo, 25.º de São Leopoldo, 32.º BPM de Sapiranga e também o Corpo de Bombeiros e o Pelotão Rodoviário da Brigada Militar.

A prefeita Corinha Molling, atual presidente da AMVRS, destacou o trabalho da Brigada e a parceria junto aos Municípios. “Tinha preparado um discurso no papel, mas após ver a menina no vídeo homenageando os policiais, quero de coração dizer o meu muito obrigado à Brigada Militar. Vocês são muito importantes para nós”, ressaltou Corinha, para uma plateia de mais de 500 pessoas, a maioria, brigadianos, de soldados ao mais alto posto de comando.

Assim como os prefeitos entregaram placas aos comandantes em homenagem à Brigada, a instituição fez o seu agradecimento aos líderes municipais pelo reconhecimento.

O coronel Andreis Silvio Dal´Lago, comandante geral da Brigada Militar no Rio Grande do Sul, falou em nome da Brigada, destacando sua história, importância e o atual momento de enfrentamento à violência, relatando as dificuldades e a bravura da Brigada. Dal’Lago ressaltou ainda o caráter comunitário da polícia no Vale do Sinos. “Precisamos resgatar este trabalho que era uma característica forte da região. Durante as últimas décadas o Estado encolheu em atitude no enfrentamento à violência e a consequência é este momento que estamos vivendo. Por isso, o governo Sartori viu que é preciso agir e está investindo mais na Brigada”, destacou.

Também subiu ao palco para dar sua mensagem o deputado federal Renato Molling, relembrando as parcerias entre municípios e a Brigada, e ressaltando a credibilidade da instituição.

O presidente da Famurs, o prefeito Salmo Dias, de Rio dos Índio (cidade do norte do Estado), que viajou 500 quilômetros para participar do ato, elogiou a mobilização dos municípios do Vale na homenagem à Brigada.

 

Instituições homenageadas e os municípios participantes

Estiveram presentes na solenidade de homenagem à Brigada Militar, o coronel Andreis Silvio Dal´Lago (comandante geral da Brigada Militar no RS), o tenente coronel Alvaro de Medeiros (Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos- CRPO/VRS), o tenente coronel Márcio Uberti Moreira (3.º Batalhão de Polícia Militar, de Novo Hamburgo), o major João Aílton Iaruchewski (32.º Batalhão de Polícia Militar, de Sapiranga), major Andre Luiz Stein (25.º Batalhão de Polícia Militar, de São Leopoldo), major Marcus Vinicius Falcão Sperinde ( 2.º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São Leopoldo), sargento Dalvo Tadeu da Rocha (Pelotão Rodoviário da Brigada Militar, com sede em Sapiranga).

Além da prefeita-presidente Corinha, os prefeitos associados à AMVRS Luciano Orsi (Campo Bom), Ivete Grade (Estância Velha), Satoshi Suzuki (Ivoti), William Wink (Lindolfo Collor), Carla Chamorro (Morro Reuter), Flávio Jost (Nova Hartz) e o secretário municipal de Segurança Roberto Jungthon (representando Novo Hamburgo).

O coronel Andreis Silvio Dal´Lago, comandante geral da Brigada Militar no Rio Grande do Sul, em seu discurso agradeceu à AMVRS em nome da prefeita Corinha pela homenagem, destacando o quão significativo foi chamar a Brigada não para uma ocorrência, mas para um momento tão significativo de reconhecimento pelo trabalho prestado pela instituição em seus 180 anos de história.

 

Fonte: Prefeitura de Sapiranga