Brigada Militar e Cras se aproximam de crianças e jovens no bairro Ipê, em Nova Hartz

Sargento Ramos conversando com crianças e adolescentes do bairro Foto: Brigada Militar

Nova Hartz – Uma iniciativa entre Brigada Militar e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) busca levar informação e prevenção para as crianças e jovens com o projeto “Polícia no bairro, um espaço de convivência junto à horta comunitária do bairro Ipê”. O trabalho conjunto dos policiais e equipe do Cras visa trabalhar com os jovens o enfrentamento e prevenção ao uso e contato com as drogas, lícitas e ilícitas, bem como a violência entre infantes e famílias do bairro Ipê, aproveitando a aproximação do grupo à horta comunitária.

 

Durante os meses de novembro e dezembro, estarão sendo realizados três encontros presenciais na pracinha do bairro, mantendo todos os cuidados necessários em fundação da pandemia.

 

O comandante da Brigada Militar de Nova Hartz, sargento Luiz Fernando da Silva Quevedo, ressalta que a execução do projeto tem por objetivo promover a aproximação da população com a instituição, “tornando clara a parceria entre comunidade e polícia militar, o que contribui para a vida em sociedade. Temos como público alvo desse projeto crianças, adolescentes e adultos, onde podem ser sanadas diversas dúvidas familiares relacionadas aos temas propostos”, destacou o comandante.

Parceria que contribui para o desenvolvimento social e a ideia é ampliá-la a todos bairros

O sargento Ramos destaca que ao participar do projeto se vale de sua experiência como instrutor Proerd, desde 2005, para realizar esse novo desafio, onde busca relacionar a imagem do policial a alguém amigo e companheiro que estará pronto a auxiliar no que for necessário. Quevedo reforça ainda que a parceria entre município, através do CRAS e Brigada Militar, contribuem para o desenvolvimento social e está disposto a ampliar o projeto para todos os bairros.

Esperança de bons frutos

A gestora do cadastro único e integrante do projeto, Dioneia Zimmermann, conta que a ideia de criar essa parceria de levar a Brigada Militar até o bairro surgiu em função de ter percebido a carência de informação e orientação em determinados assuntos. “A motivação vem da demanda que o loteamento trás, assim como todos os lugares também, mas por estar trabalhando mais cara a cara com as crianças deste bairro, vi uma necessidade de levar a BM para dentro do loteamento. Mostrar para as crianças qual o trabalho da Brigada e no que cada um pode auxiliar”, disse ela, que planeja um futuro próximo ao projeto, inclusive, de tentar ampliá-lo para todos os bairros do município. “Queremos levar para mais bairros, todos se possível. Estou muito esperançosa de que tenhamos bons frutos daqui para frente. É importante essa união dos serviços. E estarmos perto da comunidade é de grande valia, pois mostra a eles quem somos e porque estamos aqui. As crianças e adolescentes, principalmente, pois são eles nosso futuro. Nada melhor que preparar eles, orientar e acompanhar mais de perto”, completa.