Dia a dia Política Posts em destaque

Breno Oscar Thoen é um personagem ímpar da história de Campo Bom


  •   
  •  

Campo Bom – Um dos personagens mais carismáticos da história campo-bonense é o ex-vereador e ex-vice-prefeito, Breno Oscar Thoen. Morador do bairro Imigrante Sul, estudou no Colégio São Jacó, em Novo Hamburgo, durante a sua juventude.

Ex-professor do Colégio 31 de Janeiro, onde deu aulas de Ciências Físicas e Biológicas para o antigo ginásico (atual Ensino Médio), é amante do futebol, esporte que inclusive praticou. “Eu era centroavante e fazia muitos gols”, brinca.



Antigas lideranças campo-bonenses em registro histórico

Durante 35 anos exerceu a profissão de professor, mas obteve grande reconhecimento também na área política, onde foi eleito vereador, vice-prefeito e concorreu até mesmo ao cargo de prefeito, pelo antigo partido Arena, em 1976. “Seis anos mais tarde, em 1982, ao lado do Karl Heinz Kopittke, concorri com ele, mas de vice-prefeito, onde fomos eleitos”, relembra com carinho Breno.

Com saudosismo, recorda que, aos finais de semana, dividia sua agenda em duas de suas paixões: o futebol e os bailes e as sessões de cinema. “Gostava muito de ir no cinema, em Taquara. Pegava um trem que demorava até uma hora para chegar, pois ia parando estação por estação”, recorda. Aliás, a memória de Breno trás outra lembrança da antiga viação férrea da região. “Bem próximo da minha residência passavam os trilhos do trem”, relembra.

Breno viveu intensamente os períodos de ouro da indústria calçadista em Campo Bom. “Tínhamos muitas empresas fortes, como o Calçados Strassburguer, o Catléia, entre outras indústrias. Na hora do meio-dia, de tantos funcionários, era necessário que as empresas intercalassem as saídas para evitar conflitos no trânsito”, cita Breno.


Foi nesse período que surgiu a ciclovia campo-bonense, e Breno possui uma lembrança dessa época. “Eu era vereador e ocorreu uma reunião para o alargamento da metragem do Parcão. Batemos pé para a área ser bem ampla, e, com isso, a ciclovia saiu no formato que está hoje”, diz.

Sobre o momento do município atualmente, Breno relembra que Campo Bom não possuía problema com a violência. “Ainda precisamos impulsionar o desenvolvimento urbano, analisando o que pode ser feito na Avenida Brasil. Outras áreas importantes que merecem atenção são a regularização de loteamentos e o tratamento de esgoto”, pontua. Sobre o cenário nacional, Breno analisa. “A expectativa é de mudança para melhor com o governo Bolsonaro”, projeta a lenda campo-bonense.

Texto: Devis Luz

Fotos: Arquivo Pessoal

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse