Brasil extingue documento de licenciamento de veículo em papel moeda

Foto: Divulgação Detran RS

País/Estado – O último documento de licenciamento de veículo, em papel moeda, no Rio Grande dos Sul, será impresso nesta sexta-feira, 31. A partir de então, o documento não será mais impresso e enviado pelos Correios. O proprietário deverá, ou baixar a versão digital no celular, ou imprimir o documento em casa, em papel normal. A mudança está prevista em regramento federal (Resolução 788/2019, do Contran) e acontece em todo o Brasil. O documento de propriedade do veículo (CRV, antigo DUT) continua a ser entregue pelos Correios em papel moeda.

Ainda receberão o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) impresso e pelos Correios os proprietários de veículo que pagaram o licenciamento até 29 de julho. O fim da impressão do CRLV em papel moeda coincide com o encerramento do calendário de licenciamento 2020 do DetranRS.

O CRLV digital pode ser gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quem não quiser baixar o documento digital tem a opção de imprimir o documento em papel comum pela Central de Serviços do DetranRS ou pelo portal de serviços do governo, em rs.gov.br. É possível fazer isso em qualquer impressora, seja em casa ou em uma loja. Há, ainda, a opção de solicitar a impressão em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do Estado.