Bombeiros Voluntários de Araricá firmam parceria e mecânica fará a reforma do caminhão-tanque

Araricá – Passo a passo, os integrantes do Corpo de Bombeiros Voluntários progridem no cronograma de metas para colocar, efetivamente, em funcionamento a corporação. Com dez voluntários formados e outros 15 em formação, a mais nova conquista coletiva do grupo foi a obtenção de um caminhão que será decisivo no atendimento das ocorrências. “Na realidade, conseguimos partes para montar o caminhão. O chassi e a cabine vieram de Novo Hamburgo através de uma parceria estabelecida com um empresário de lá. E o tanque (onde a água para controlar os incêndios ficará armazenada) veio de São Sebastião do Caí, através de uma doação do proprietário de uma demolidora que se sensibilizou com a nossa meta e objetivo”, valoriza o comandante, Renan Gobbi.

Para reformar todas as estruturas e montar o veículo, os membros firmaram uma parceria com a Mecânica do Sassá, que será o responsável por deixar o veículo em condições de rodagem. “Queremos concluir essa etapa até o final de agosto, para que no desfile de 7 de setembro, consigamos apresentar o caminhão à toda a comunidade no desfile cívico”, pondera Renan.

Galpão da secretaria de obras na mira

Outra busca fundamental para o início dos atendimentos pelos bombeiros voluntários é o indicativo, por parte do prefeito, Flávio Foss, da cedência de uma parte dos galpões da Secretaria de Obras para a instalação do quartel. “Temos uma sinalização prévia do prefeito, mas o jurídico deve formalizar esse ponto”, cita.

Alojamento, curso e próximas ações em vista

Mesmo com a indicação da cedência da área da Secretaria de Obras para o Corpo de Bombeiros Voluntários, a direção demonstra preocupação com a implantação de uma estrutura mínima para abrigar os voluntários. “O alojamento teremos que correr atrás para conseguir. Conseguindo água, energia elétrica e telefone será um grande avanço para nós”, avalia.

Até o presente momento, os voluntários efetuaram cursos de primeiros socorros e todos estão aptos a trabalharem. “Passamos ainda por um curso de BLF, com certificação internacional para situações de paradas-cardiorrespiratórias e o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Agora, iniciaremos os cursos de combate a incêndio e resgate veicular”, projeta Renan Gobbi.

A projeção da grupo é de iniciar os atendimentos à comunidade, a partir do 1º semestre de 2020 entre os meses de maio e junho. “Além disso, programamos para 26 de outubro um galeto solidário. Interessados podem contatar através do telefone: 51-997-731-727.

Foto: Bombeiros Voluntários de Araricá