Bombeiros de Nova Hartz contam com K9 para buscas e salvamento

Glaucio Dietrich e Dioni Zimmer apresentam o projeto k9 dos bombeiros voluntários (Fotos: Melissa Costa)

Nova Hartz – A missão de salvar e proteger ganha um importante reforço no Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz. A corporação aderiu ao projeto K9 e, agora, as buscas a pessoas desaparecidas conta com a cadela Pointer.

O projeto K9 é possível graças a uma parceria dos bombeiros com um adestrador da cidade e o sargento de um canil de Camaquã. O animal foi cedido por este canil e o curso e preparativos já iniciaram há mais de um ano. A cadela tem como condutor o bombeiro voluntário Dioni Zimmer. O comandante Glaucio Dietrich explica que a Pointer já estava com a equipe há três meses, mas antes de iniciar o trabalho, era necessário um período de adaptação do cão. “Há dois anos estávamos buscando a implantação do K9 no quartel para busca e resgate. Com a parceria formada, há três meses conseguimos o animal. Este foi um período de adaptação entre condutor e cão e para a gente fazer treinamentos”.

A implementação do trabalho é comemorada por Glaucio. “Falo em nome de todos os bombeiros, a gente sempre está aprimorando e buscando serviços para melhor atender a comunidade de alguma forma. Trazer um serviço deste para a região, que é carente deste serviço e que vai abranger várias cidades, é gratificante. Ainda mais para o quartel de Nova Hartz, que está aberto há quatro anos. Estamos conseguindo evoluir um pouco a cada ano”, salientou.

Além de Nova Hartz, a cadela Pointer pode ajudar em buscas de toda região. “É um conquista dos bombeiros de Nova Hartz, mas a mesma também já foi colocada à disposição das filiadas da Voluntersul. Se algum quartel precisar, estamos a disposição, assim como toda a região”.

A primeira busca a desaparecido e 1º lugar em competição

Oficialmente, a Pointer está realizando buscas desde a semana passada. E o primeiro trabalho ocorreu em Sapiranga, nas buscas por Julio Darlan Kuhs, 34 anos, que estava desaparecido desde dia 21 de maio. “Ela prestou apoio para a nossa equipe K9 de Sapiranga. A cadela estava no rastro correto, inclusive, levou os policiais no local próximo onde o corpo foi encontrado. Deu acaso de não ter sido encontrado antes, mas ela estava no caminho correto”, comentou um dos policiais civis. O corpo do morador acabou sendo localizado por pessoas que entraram no matagal.

A cadela Pointer também foi destaque no 1º Torneio de Cães de Polícia de Sapiranga, realizado nos dias 27 e 28 de maio pela Polícia Civil de Sapiranga. Na sua primeira participação pelos bombeiros de Nova Hartz, ela arrematou o troféu de 1º lugar na categoria busca e resgate. “Fiquei muito feliz. Estamos convivendo há três meses e, incialmente, participamos sem intenção de vencer; mas o resultado foi melhor do esperado”, disse o condutor Dioni Zimmer.

Com eles, a palavra

Glaucio Dietrich, comandante dos bombeiros de Nova Hartz. “Falo em nome de todos bombeiros, a gente sempre está aprimorando e buscando serviços para melhor atender a comunidade. Trazer um serviço deste para a região, que é carente deste serviço e que vai abranger várias cidades, é gratificante. Ainda mais para o quartel de Nova Hartz, que está aberto há quatro anos. Estamos conseguindo evoluir um pouco a cada ano”.

Dioni Zimmer, condutor da Pointer e bombeiro voluntário. “Fiquei muito feliz. Estamos convivendo há três meses e, incialmente, participamos sem intenção de vencer; mas o resultado foi melhor do esperado. Sou apaixonado por trabalhar com cães e estamos a disposição de toda a comunidade para auxiliar no que for possível. O auxílio de cão em buscas é importante, pois a resposta é muito mais rápida e, nessas horas, cada minuto conta”.